Prefeitura de Resende: Primeira edição do Escola Amiga aconteceu no CIEP 489 na Cidade Alegria

Bicicletas do programa Pedal Social foram entregues na ocasião

Aconteceu na sexta-feira, 26, o lançamento da ação Escola Amiga, que visa levar para as comunidades no entorno das instituições de ensino serviços oferecidos pela Prefeitura. No mesmo evento, que foi realizado no CIEP 489, na Cidade Alegria, o prefeito José Rechuan fez a entrega das bicicletas do projeto Pedal Social, dando às alunas das oficinas do projeto Inclusão Produtiva um meio de locomoção para vender seus produtos em pontos estratégicos do município.

O Escola Amiga é uma parceria entre as Secretarias de Educação, de Trabalho e Renda, de Assistência Social e de Esporte e Lazer. Nesta primeira edição, os moradores puderam contar com um trabalho de conscientização e dicas para combater o mosquito Aedes aegypti, além deinformações sobre os projetos esportivos do município e instruções sobre o mercado de trabalho, qualificação profissional e geração de renda. Também estava à disposição o Balcão de Direitos, com serviços como isenção de taxa de casamento para pessoas com renda de até dois salários-mínimos e cadastro para solicitação de primeira via do CPF, entre outros.

Pedal Social Foto Marcio Fabian (59)
Pedal Social. Foto: Marcio Fabian

De acordo com o prefeito José Rechuan, a iniciativa, especialmente no CIEP 489, contribui para estreitar de vez os laços entre a Prefeitura e a população local. Ele aproveitou para dar destaque à mudança gradual que vem ocorrendo na imagem daquela área ao longo dos últimos anos.

– Quando assumimos o governo, essa escola era estadual e nós não podíamos fazer nada nela por diversos empecilhos que nos eram impostos. Hoje ela é municipal e tem uma comunidade mais participativa, que já não tem medo de viver onde vive. Também demos uma cara nova ao bairro, que agora tem um calçadão bonito e se tornou um lugar prazeroso para passear. É muito gratificante para nós acompanharmos essas mudanças e fazer parte delas. Mesmo em tempos de crise, estamos conseguindo entregar aquilo que havíamos combinado e isso nos traz uma grande felicidade – declarou o prefeito.

O secretário de Educação, Mário Rodrigues, disse que outras unidades de ensino receberão a ação ao longo do ano e destacou quais, segundo ele, são os dois principais objetivos do Escola Amiga.

– Primeiramente, queremos trazer as famílias para dentro da escola, para participarem ativamente da vida escolar das crianças e jovens. Em segundo lugar, mas com a mesma importância, está a nossa vontade de oportunizar à comunidade o conhecimento sobre os serviços oferecidos pela Prefeitura e o acesso a eles – avaliou.

Pedal Social

O Programa Pedal Social, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, vai beneficiar as participantes do projeto Inclusão Produtiva, que é voltado para a capacitação de mulheres de baixa renda. Por meio dos veículos, as alunas das oficinas poderão vender produtos em pontos estratégicos da cidade.

As onze bicicletas foram entregues através de cessão de uso, com a assinatura de um termo de compromisso. Durante três meses, a Secretaria de Assistência Social vai acompanhar o projeto e, após esse período, as usuárias serão orientadas a realizar o cadastro no MEI, programa para Microempreendedor Individual, que oferece benefícios, como auxílio-maternidade, auxílio-doença e aposentadoria.

– Esse é o primeiro passo nesse projeto. Em breve, pretendemos firmar um convênio com a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) para que outros produtores e artesãos possam adquirir suas bicicletas também. A escolha desse meio transporte, aliás, faz eco com todo o esforço que a Prefeitura vem fazendo no que diz respeito ao meio ambiente – explicou o secretário de Assistência Social, Alfredo de Oliveira.

Para a deputada estadual Ana Paula Rechuan, o projeto coloca Resende em um lugar de destaque no cenário do empreendedorismo do estado.

– Discutimos amplamente sobre esse assunto na audiência da Alerj sobre Economia Solidária que realizamos aqui no ano passado. Ver esse sonho se tornar real é um grande prazer. Resende está sempre inovando – elogiou a deputada.

Das onze bicicletas, duas serão para a oficina de Sabão reciclado, duas para venda de legumes e verduras naturais, uma para a oficina de customização, uma para o artesanato, uma para a de fibra de bananeira, uma para o Projeto Mulheres que Costuram em Casa e duas para venda de alimentos. Além dessas, um veículo será destinado para coleta seletiva e reciclagem.

O projeto foi idealizado pela Secretaria de Assistência Social e desenvolvido pelo Sebrae, sem nenhum custo para a Prefeitura. O Sebrae também capacitou as usuárias, que são participantes das oficinas do Projeto Inclusão Produtiva ou dos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) e têm o perfil Bolsa Família. O Sebrae definiu ainda os pontos de venda, que serão quatro no Paraíso e seis na região da Grande Alegria.

Fonte: ASCOM/Prefeitura de Resende-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *