Grandes desastres podem ser evitados com o auxílio da tecnologia

Sistemas de detecção e alarme de incêndio, além da gestão de incidentes são algumas das soluções disponíveis para a segurança das empresas

 Acidentes de grande porte, e até mesmo os desastres naturais, acontecem com frequência e podem atingir direta e indiretamente um grande número de pessoas no Brasil e no mundo. Além das enchentes e deslizamentos de terras, no último ano, os brasileiros foram impactados por fatalidades, com perda de vidas e também impactos ambientais imensuráveis. Entre os casos que mais chamaram a atenção estão o rompimento da barragem em Mariana (MG) e o incêndio no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo (SP). Mas estes imprevistos poderiam ser evitados ou minimizados com o auxílio da tecnologia.

Atualmente, o mercado conta com diversos recursos que auxiliam as organizações públicas e privadas nestas ocasiões. A Seal Telecom, integradora de soluções customizáveis, que agrega tecnologias inovadoras para o desenvolvimento de projetos eficientes e viáveis economicamente, vem crescendo neste quesito. A companhia ampliou seu portfólio em segurança, com Sistema de Automação Predial (BMS), Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio (SDAI), Gestão de Incidentes e Despacho (PSIM), e fortaleceu seu posicionamento em Vídeo Analítico, Segurança Perimetral e Controle de Acesso. O que vem de encontro ao mercado, pois dados da Associação Brasileira de Empresas dos Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) apontam que com o aumento da necessidade por segurança eletrônica no País, o setor tem tido um incremento de 10% ao ano.

“O rompimento da barragem em Minas Gerais, por exemplo, trouxe à tona a necessidade de investimento em soluções de gestão de incidentes integrado com sensores especialistas, como sísmicos, de deslizamento de terra, inundação, meteorológicos, que somados a sistemas de sonorização e de videomonitoramento inteligente, permitem se antecipar e responder rapidamente aos imprevistos, evitando problemas como mortes e impactos ambientais”, explica o diretor da Seal Telecom, Cristiano Felicissimo Soares. O executivo esclarece que estas ferramentas podem ser facilmente adequadas as necessidades, riscos e vulnerabilidades de cada local.

É importante ressaltar que as soluções para detecção e alarmes de incêndio auxiliam no monitoramento dos ambientes com o auxílio de detectores de fumaça, de aspiração, termovelocimétricos, acionadores manuais ou de chaves de fluxo, identificando o perigo antes mesmo dos primeiros sinais de fumaça. Outra solução que tem como finalidade a gestão de incidentes e despacho é o Physical Security Incident Management (PSIM), indicado para quem possui ou necessita de um Centro Integrado de Comando e Controle para gerenciar diferentes sensores e correlacionar dados de diversos departamentos.

Cabe a cada organização, seja pública ou privada, avaliar e entender suas necessidades na área de segurança para agir na prevenção de incidentes. “O uso de diferentes sistemas de forma integrada permite correlacionar os dados e proporcionar aos operadores uma visão clara e rápida das operações e atividades em andamento, maximizando a capacidade de análise, resposta e investigação, assim como a reconstrução e a auditoria dos incidentes. É a tecnologia auxiliando os profissionais a desenvolverem um trabalho mais assertivo”, destaca o diretor.

Fonte: Assessoria de Imprensa da SEAL TELECOM 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *