Decoração à moda mexicana

Brasil e México sempre estiveram próximos. Aqui, a cultura mexicana influencia a TV, as artes, culinária e outras áreas. Agora, também dita tendências na ambientação dos espaços.

Não é de hoje que o Brasil se inspira na cultura mexicana. Antes mesmo do seriado Chaves se tornar um queridinho por aqui, os boleros e canções mexicanas já haviam invadido o solo e o coração dos brasileiros. Artistas de lá, como Frida Kahlo também se tornaram referência. E a comida? Das paletas aos tacos, raro é não encontrar nas principais cidades do Brasil restaurantes de comida típicas do México servindo versões das famosas tortilhas, guacamole, nachos e outras iguarias.

Mexico
Nessa sala projetada pela arquiteta Estela Netto, o grande cacto traz um charme a mais no ambiente. Foto: Daniel Mansur

A cultura mexicana também influência o setor da decoração. Prova disso é uma tendência que começa ganhar força na ambientação dos espaços: o uso de cactos.  Nativos das Américas, principalmente México, onde o clima seco e quente é ideal para a proliferação dessas plantas, não necessitam de manutenção.

E é justamente essa característica, aliada à beleza exótica, que fez dos cactos uma ótima opção para compor os espaços com um toque de natureza. “Os cactos se adaptam bem a todo tipo de ambiente. Na decoração, eles trazem atmosfera natural aos ambientes, além de personalidade, pois são plantas diferenciadas com estética contemporânea”, afirma a designer de interiores Laura Santos.

A profissional empregou uma espécie de cacto em um deck que projetou e comenta o resultado: “O cacto trouxe um toque de verde impactante e original ao ambiente. Foi uma ótima escolha. Assim dá para ter uma planta no espaço sem precisar se preocupar com conservação para deixá-la sempre bonita”.

A arquiteta Estela Netto também usou a planta em um de seus projetos e explica porque gosta de usar essa espécie: “O cacto é uma planta linda, com um formato escultórico que se adéqua muito bem com a decoração. Além disso, tem uma fácil manutenção”, explica.

Cacto
No projeto de Bruno Viana e Ivana Seabra, o cacto de cerãmica traz despojamento e leveza ao ambiente. Foto: Henrique Queiroga

Para os arquitetos Bruno Viana e Ivana Seabra os cactos caem muito bem principalmente em decorações mais despojadas. “Essas plantas trazem sensação de leveza, luminosidade, modernidade e até uma ideia de limpeza. Temos espécies longas que são bastante elegantes, equilibrando despojamento e suavidade. O colorido predominantemente verde em tons médios e claros sempre alegra e ameniza composições de tons escuros. Sua textura peculiar e bastante variada faz com que o cacto seja um elemento de surpresa”, pontuam.

Em um projeto recente, os arquitetos lançaram mão de um adorno em formato de cacto. Segundo os profissionais, essa é também uma boa opção para aqueles que não têm o dom de cuidar de plantas, mas adoram a estética marcante dessa espécie. “Por seu visual árido, remetendo à estética desértica e até um pouco caricatural de ambientes mexicanos e latinos, utilizamos os cactos para dar um ar descontraído e prático”, encerram Bruno e Ivana.

Foto: Assessoria de Imprensa Mão Dupla Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *