COP22 vai discutir meta de 100% de edifícios que produzam sua própria energia até 2050

Para reduzir a emissão de CO2 em 84 gigatoneladas, projeto contará com o apoio do GBC Brasil e estará em discussão na Greenbuilding Conferência e Expo, em São Paulo

Julho, 2016- O Green Building Council (GBC) Brasil, organização não governamental parte do World Green Building Council, está apoiando uma das metas divulgadas para discussão na Cúpula do Clima, a COP22, de tornar todos os edifícios do mundo em construções Net Zero Energy até 2050. Isso significa que os empreendimentos deverão produzir a energia que consomem com implantações de técnicas e sistemas de geração de energia renovável e sustentável.

O lançamento do projeto converte em ação um comprometimento do World GBC e seus 74 Green Building Councils, incluindo o do Brasil e 27.000 empresas membros em todo o mundo, para a redução de emissão de gás carbônico (CO2) pelos edifícios em 84 gigatoneladas através de edifícios net zero e reformas profundas, comprometimento já em discussão desde a COP21, ocorrida em dezembro, em Paris.

Edifícios e construções são responsáveis por mais de 30% das emissões globais de CO2. As estimativas da Agência Internacional de Energia (International Energy Agency – IEA) sugerem que o modelo atual as emissões provenientes do setor irão contribuir para o aumento de 6° do aquecimento global. Dessa forma, as edificações net zero são fundamentais para reduzir 84 gigatoneladas das emissões de CO2, o equivalente a não construir 22.000 centrais de carvão até 2050 e manter o aquecimento global a menos em até 2 graus.

Pensando nesse cenário e em como acelerar esse processo no Brasil, que já possui alguns projetos net zero, o tema será discutido em uma palestra da Greenbuilding Brasil – Conferência Internacional e Expo, o maior evento da construção sustentável da América Latina e que acontece em São Paulo, de 9 a 11 de agosto.

“Reconhecemos a importância de acelerar as discussões sobre edificações Net Zero com as empresas associadas, respeitando os compromissos assumidos durante a COP Paris junto ao WGBC e demais Green Building Councils, em direção ao avanço das edificações Net Zero. Vale ressaltar que já temos cases de grande importância para o país, como o Eco Commercial Building, a Catuçaba Ecovila e o Estádio do Mineirão.” comenta Maíra Macedo, Coordenadora de Relações Instituicionais e Governamentais no Green Building Council Brasil, organizador da Greenbuilding Expo.

Anunciando o projeto na cúpula de negócios e clima em Londres, no Acordo de Paris, Terri Wills, CEO do WorldGBC disse: “O sucesso de nossas ambições de manter o aquecimento global entre 1.5 ou 2 graus dependerá da nossa habilidade de avançar com relação aos edifícios net zero – aqueles que geram energia limpa e não produzem emissões. Edifícios net zero serão uma contribuição definidora para nossos esforços de combater as alterações climáticas. Reduzir à zero não será fácil, mas contaremos com a dedicação e expertise de nossos grupos e parceiros para criar um mercado promissor a esses edifícios altamente eficientes e torna-los uma nova realidade”.

No projeto que será apresentado na COP22, os participantes irão desenvolver planos de ação para verificar a viabilidade de uma certificação para net zeros.

Objetivos em longo prazo incluem:

Todos novos edifícios e grandes reformas devem ser net zero, começando em 2030, o que significa que nenhum edifício deve ser construído abaixo  do padrão net zero a partir deste ano.

   100% dos edifícios devem ser net zero até 2050.

   75.000 profissionais serão treinados em construção net zero até 2030, e 300 mil até 2050.

   Todos os Green Building Councils que operam certificações terão uma ferramenta net zero funcionando até 2030 para validar essas construções sustentáveis

Apesar de o projeto focar inicialmente em certificação e treinamento, é esperado que também irá estimular empresas e governos a adotar objetivos ambiciosos com relação a edifícios net zero. A implantação também vai contar com a experiência e consultoria da Arquitetura 2030, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para reduzir as emissões de edifícios.

A Conferência do Clima 2016 acontecerá em Marrakech, no Marrocos, entre os dias 7 e 18 de novembro.

Sobre a Greenbuilding Brasil 2016

Promovida pelo GBC Brasil, a Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo é considerada o mais importante evento do setor de construção sustentável da América Latina. Seu objetivo é fornecer conteúdos relevantes sobre o assunto para o mercado através de três iniciativas: Exposição, Conferência e Visitas Técnicas. Destinado a arquitetos, associações e instituições socioambientais, construtores e contratantes, designers, engenheiros, entidades governamentais, incorporadores e instituições financeiras, o evento chega a sua sétima edição no país em 2016 e será realizado nos dias 9, 10 e 11 de agosto, no SP Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo.

Sobre o GBC Brasil

O Green Building Council é uma organização sem fins lucrativos, presente em 100 diferentes países, cuja missão é transformar a indústria da construção civil e a cultura da sociedade em direção à sustentabilidade. O GBC Brasil atua para desenvolver a indústria da construção sustentável no país, utilizando as forças de mercado para conduzir a adoção de práticas de green building, em um processo integrado de concepção, implantação, construção e operação de edificações e espaços construídos, contribuindo para garantir o equilíbrio entre desenvolvimento econômico, impactos socioambientais e uso de recursos naturais, visando a melhoria da qualidade de vida e bem estar da atual e das futuras gerações. Suas atividades são focadas em capacitação profissional, disseminação de informações, relações governamentais e promoção das certificações LEED e Referencial GBC Brasil Casa.

Serviço

Greenbuilding Brasil Conferência Internacional & Expo 2016

Data: 9 a 11 de agosto de 2016

Horário da Exposição: 10h às 20h

Horário do Congresso: 9h30 às 18h30

Local: SP Expo Exhibition & Convention Center.

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, s/n – Vila Água Funda, São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *