IAB contra o loteamento político do Iphan

Brasil 

Rio – O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) enviou, na quarta-feira, 31 de agosto, ofício ao ministro da Cultura, Marcelo Calero, preocupado com as substituições de chefias das superintendências estaduais do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan). O IAB critica as mudanças que demonstram atender a acordos político-partidários sem respaldo técnico. No dia 29 de agosto, o ministro nomeou José Lacerda Neto, político profissional de 11 mandatos de deputado e com 83 anos, para assumir a superintendência da Paraíba.

Para o IAB, o processo de exoneração de técnicos qualificados e sua substituição por pessoas alheias à área do patrimônio nas superintendências estaduais do órgão é de extrema gravidade, e pode levar pela sua reiteração ao aviltamento da instituição.

No documento encaminhado ao ministro da Cultura, o IAB ressalta que, desde 1937, a autonomia intelectual do Iphan tem sido condição indispensável para o desempenho eficaz de suas responsabilidades no que diz respeito à preservação dos bens culturais brasileiros.

Fonte: Assessoria de Imprensa IAB

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *