Construção da Ponte Osman Gazi, na Turquia, conta com expertise da BASF

Infraestrutura

A BASF desenvolveu soluções especializadas para sustentar os pilares da ponte pênsil de aço, que tem o quarto vão central mais longo do mundo

basf-division-construction-chemicals-project-ozman-gazi-bridge-completed-picture-1-turquia-ii
Construída no âmbito do Projeto da Autovia Gebze-İzmir, a Ponte Osman Gazi foi inaugurada em 1º de julho de 2016, na Turquia.

A BASF garante durabilidade e vida útil longa para a ponte construída em uma zona sísmica ativa

Istambul, Turquia, 2016 – Construída no âmbito do Projeto da Autovia Gebze-İzmir, a Ponte Osman Gazi foi inaugurada em 1º de julho de 2016. Soluções inovadoras, com base no conhecimento e na experiência globais da divisão de Químicos para Construção da BASF, foram usadas na construção da ponte, que tem o quarto vão central mais longo do mundo, com 1.550 metros. A BASF forneceu grautes, argamassas de reparo estrutural, adesivos e argamassa para injeções para a Ponte Osman Gazi, em uma extensão total de 2.682 metros.

Carga dinâmica e condições adversas na ponte

A Ponte Osman Gazi contou soluções inovadoras, base no conhecimento e na experiência globais da divisão de Químicos para Construção da BASF.

Construída em uma área sísmica ativa, a linha de falha mais ativa da Turquia passa diretamente nas estruturas de encontro da ponte Osman Gazi. Essas estruturas, que estão situadas próximas a água, estão expostas à corrosão por cloreto. Com as soluções desenvolvidas especialmente para a Ponte Osman Gazi, pela divisão de químicos para construção da BASF, o inibidor de corrosão da linha MasterProtec protegeu o concreto armado enquanto o graute MasterFlow deu segurança as estruturas de encontro da ponte. Para ancorar os encontros da ponte, estruturas de ensecadeiras foram construídas na terra, e transportadas até as docas molhadas com a ajuda de reboques. A linha MasterFlow também foi utilizada na produção das estruturas de suporte das colunas de aço. Em parceria com a BASF, foram realizados testes especiais para definição do graute de maior desempenho e melhor método de aplicação usado na construção da ponte.

Os produtos da BASF foram usados na construção da Ponte Osman Gazi, que liga a costa norte e a sul da Baía İzmit, reduzindo o tempo de viagem entre as duas megacidades, Istambul e İzmir, de seis horas e meia para três horas e meia.  Adicionalmente ao graute MasterFlow da BASF, as argamassas de reparo estrutural MasterEmaco S e MasterEmaco T que oferecem alta durabilidade e rápida aplicação, o adesivo MasterBrace ADH, a injeção cimentícia MasterInject, o inibidor de corrosão MasterProtect, apresentam soluções únicas para a Ponte Osman Gazi, promovendo durabilidade e longa vida útil. Todas as soluções e produtos fazem parte do amplo portfólio da Master Builders Solutions para o setor de construção.

Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *