Bosch apresenta para o mercado de mineração equipamentos de ponta

Aço e Minério 

Outubro, 2016 – A Bosch, empresa alemã reconhecida internacionalmente em diversos nichos produtivos industriais, como automotivo, energia, máquinas e equipamentos entre outros aproveitou o 24 Congresso Mundial de Mineração realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração- IBRAM, que aconteceu no Rio, para mostrar para empresas, executivos, clientes e profissionais do setor mineral, seus novos equipamentos que são destaques na indústria da mineração, em especial, nas mineradoras do Chile, onde na ocasião, foi implementado um projeto piloto. 

alberto-abdou-jpg-ii
Alberto Abdou, Diretor Desenvolvimento de Negócios Mineração e Siderurgia da Bosch. Foto: JCC

Num mercado com perspectivas de um futuro economicamente amplo pela frente, o setor de mineração no Brasil, somente em 2015 gerou U$$ 38 bilhões em produção e diversificação de suas atividades, o que continua atraindo grandes empresas para investimentos. Aproveitando a ocasião do cenário, o Jornal da Construção Civil entrevistou Alberto Abdu, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Mineração e Siderurgia da Bosch. 

JCC- Conte um pouco da Bosch? Em especial no setor de Mineração?

Alberto Abdu – O segmento de mineração é muito estratégico para a Bosch, por isso a empresa conta com um amplo portfólio voltado para suprir as demandas. Temos produtos focados no desenvolvimento do mercado de mineração e que vão de encontro com os principais pontos a serem superados, como segurança no trabalho, aumento da produtividade, economia operacional, automação, eficiência energética e redução das emissões. Além, é claro, da busca por mão de obra especializada.

JCC – Essa palestra durante, o 24º Congresso de Internacional de Mineração, a empresa apresentou para o mercado, novos produtos? Já são usados no Chile?

Alberto Abdu Sim. A Bosch com seu “DNA” em inovação trouxe para o evento, não apenas seus produtos correntes, mas também várias inovações e provas de conceito que estão sendo testadas aqui no Brasil e também no Chile. Todas estas inciativas têm como objetivo garantir que grandes problemas atuais nas operações possam ser solucionados com uma abordagem “fora da caixa”, de maneira inovadora e aplicando, por vezes, toda a alta tecnologia já disponível na área automotiva em que a Bosch é pioneira em várias soluções.

Para o WMC apresentamos as seguintes soluções:

  • Válvulas guilhotinas para fechamento/isolamento de silos minerais
  • Sistemas de evacuação para barragens de rejeitos: emergência e alerta
  • Sistemas de vídeo monitoramento (com IVA visando automação) para processos na mina e usina
  • Motores hidráulicos substituindo moto-redutores em várias aplicações
  • Alimentadores Inteligentes
  • Start-Stop para Caminhões fora de estrada
  • Sistema de Bloqueamento Remoto de Estações Elétricas para Manutenções em Equipamentos
  • Monitoramento/sensoriamento de roletes de correias transportadoras

JCC – Deixe uma mensagem da Bosch? 

Alberto Abdu – “ Na indústria da mineração, o sucesso requer visão de longo prazo. São necessárias soluções tecnológicas inovadoras e 100% confiáveis. Ao buscar resultados e pensar em inovação: Pense Bosch na Mineração!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *