Procobre lança aplicativo para eletricista profissionalizar trabalho

Gratuito, o APOIE é um recurso para documentar, com qualidade, o serviço a ser realizado e converter propostas em negócios

eletrico

Para ajudar a profissionalizar a maneira como os eletricistas atuam no mercado de trabalho, o Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre), em parceria com a Abracopel e a revista HM News, acaba de lançar o aplicativo APOIE (Aplicativo para Orçamento de Instalações Elétricas). A ferramenta vem beneficiar, principalmente, quem ainda não adota nenhum padrão para formalizar orçamentos, gerar lista de materiais e estimar preços do que será usado na obra. A plataforma está disponível inicialmente para tablets e smartphones do sistema Android e o download é gratuito.

A iniciativa partiu de uma pesquisa junto à base de eletricistas cadastrados no Programa Eletricista Consciente, mantido pelos parceiros e que tem como objetivo ajudar na capacitação profissional do eletricista. “Percebemos a necessidade de criar um APP que facilitasse a rotina dos eletricistas e que documentasse a visita para orçamento, aumentando as chances de convertê-la em negócio”, revela Antonio Maschietto, diretor adjunto do Procobre.

Segundo Maschietto, pelo APOIE, o profissional formaliza o orçamento, pode dar referência de preço de material para o cliente, estima o valor do homem hora (HH), tem possibilidade de adicionar serviços de terceiros, tudo de forma muito fácil e rápida. “O orçamento é imediato – pode ser concluído ainda no final da visita – e enviado por e-mail ou Whatsapp para o cliente”, afirma o diretor do Procobre.

Pedro Farias dos Santos, eletricista autônomo, que já participa do Eletricista Consciente diz que com o APP vai ficar bem mais fácil informar o preço para o cliente e ter controle do que foi incluído no serviço. “Hoje faço orçamento de acordo com o grau de dificuldade do cliente e da obra. Agora vai ficar mais fácil quantificar o material. Quando o cliente tem o projeto elétrico ajuda, mas geralmente ele não tem. Eu tinha que ir na casa do cliente, fazer as anotações do que ele queria e depois passar o preço do serviço para uma planilha do Excel. Agora, durante a visita, já vou incluindo os dados no APP e saio dali com o orçamento pronto”, diz Santos.

Quem já é cadastrado no Eletricista Consciente usa o login e a senha do programa para acessar o APP. Se esse não for o caso, o cadastro pode ser feito na hora de baixar o APOIE.

Para o eletricista Jailton Soares, da Jota Santos Instalação e Manutenção Elétrica, quem se organiza sai na frente em relação ao concorrente. “Antes eu usava um aplicativo de serviços que funcionava como um modelo. Tinha que incluir minha lista de materiais, minha lista de preços; eu ia adaptando. Agora, com o APOIE, vai ser mais rápido, porque vem tudo pronto, eu só tenho que incluir alguns dados. Isso vai agregar valor para o meu serviço. O cliente vai ficar preso ao profissionalismo”, argumenta Soares.

Para Sivonildo Luís Alves, eletricista autônomo, o orçamento é a primeira impressão que o cliente tem do eletricista. “Eu entregava o orçamento escrito à mão para o cliente”, diz Alves. “Agora o APP vai ajudar a organizar as informações, ser mais profissional. Vai passar mais confiança”, completa.

O APP levou quatro meses para ser desenvolvido. O preço de referência da lista de materiais é atualizado mensalmente e, na hora de o eletricista escolher o item, tem a imagem além do nome do material para orientá-lo. “Outros aplicativos que existem no mercado são de marcas específicas, sendo possível selecionar apenas produtos de uma determinada empresa. Os que focam em serviços não são específicos para os eletricistas. O APOIE lista o produto, independentemente do fabricante, porque o foco é o serviço. O eletricista tem a necessidade dele atendida”, esclarece Maschietto, do Procobre.

Segundo Maschietto, muitos profissionais têm dificuldade de desenvolver um orçamento documentado. Entregar algo de qualidade faz ganhar confiança junto ao cliente. “O orçamento fica salvo, podendo ser editado e consultado a qualquer tempo. Para o profissional, também é uma segurança ter isso documentado, já que se houver mudanças no decorrer da obra, o eletricista vai saber o que já estava incluído na proposta e o que é adicional”, diz o diretor do Procobre.

Ao passo que oferece vantagens ao eletricista, o APOIE também pode ser usado como uma fonte de informação no mercado de reformas elétricas no Brasil, contribuindo para estatísticas sobre o setor.

Os eletricistas que fazem uso do aplicativo também têm acesso a vídeos de treinamento, notícias do setor, alertas para lembrar de webinars  – canal direto com o Programa Eletricista Consciente – entre outras funcionalidades para formação profissional.

Para mais informações sobre o Programa Eletricista Consciente, acesse: http://www.eletricistaconsciente.com.br/

Sobre o Procobre acesse:  www.procobre.org

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *