Miniequipamentos ganham novos usos com implementos

Máquinas e Equipamentos 

Disponíveis em vários modelos e finalidades, acessórios permitem que minicarregadeiras e miniescavadeiras façam diferentes tipos de trabalho

Equipamentos compactos são considerados mais práticos e também reduzem custos operacionais

Novembro, 2016 – Tanto as minicarregadeiras como as miniescavadeiras constituem uma das categorias mais versáteis de equipamentos, capazes de receber implementos multifuncionais que as credenciam para trabalhos diversos. No Brasil, as minicarregadeiras ainda são mais usadas e os volumes comercializados no país vêm se mantendo altos ao longo dos últimos anos. De acordo com os relatórios da AEM (sigla em inglês para a Associação de Equipamentos Manufaturados), até agosto foram comercializadas 255 minicarregadeiras e 187 miniescavadeiras no mercado brasileiro.

miniescavadeira-e55bx-ok
Miniescavadeira e 55bx

Também chamados de compactos, os miniequipamentos apresentam características complementares à linha amarela convencional, amplamente empregada em grandes obras de infraestrutura. Por serem menores e, portanto, mais ágeis e seguros para intervenções em espaços confinados, os compactos vêm ganhando destaque em obras urbanas, principalmente por apresentar soluções específicas para diversas aplicações, pois contam com uma ampla gama de implementos. Na linha completa de produtos da New Holland Construction são dez os miniequipamentos: sete minicarregadeiras (L213, L215, L218, L220, L223, L225 e L230) e três escavadeiras compactas (E27B, E35B e E55BX).

No Brasil, no caso das minicarregadeiras, os modelos mais utilizados são os de pneus, conhecidos como skid, mas também existem opções com esteiras. “As minicarregadeiras podem ser equipadas com múltiplos implementos como caçambas, valetadeiras, perfuratrizes, roçadeiras e garfos pallets, além de vários outros, o que as tornam muito versáteis e produtivas para as diversas atividades no setor agropecuário, como carregamento de fardos e limpeza de currais”, destaca Rafael Barbosa, especialista de Marketing de Produto da New Holland Construction.

A série 200 de minicarregadeiras New Holland, entre elas, o modelo L220, oferece a melhor altura e alcance de descarga da categoria, graças ao projeto de elevação vertical Super Boom, patenteado pela marca. “Diferentemente dos modelos da concorrência, as minicarregadeiras da New Holland podem carregar material para o centro dos caminhões, acabando o trabalho mais rapidamente”, afirma Barbosa.  O alcance dos produtos da série 200 permite aos operadores esvaziar a caçamba mais rapidamente, melhorando os tempos de ciclo.

Devido ao Super Boom, os equipamentos atingem altura e alcance de descarga mais elevados do seu segmento, com potência menor do motor, resultando em uma alta performance com baixo consumo. A altura operacional total varia de 3.845 mm a 4.080 mm, dependendo da caçamba. Já o ângulo da descarga é de 52 graus e o alcance da descarga 946 mm, dependendo da caçamba. “Os equipamentos atingem altura mais elevada e alcance de descarga do seu segmento. Outro diferencial da máquina é a maior distância entre eixos (1.128 mm) que traz mais estabilidade para a minicarregadeira, além de permitir aos operadores elevarem e transportarem mais materiais, aumentando a produtividade”, ressalta Rafael.

Muito além da escavação

Polivalente, a escavadeira hidráulica é conhecida como uma “porta-ferramentas”, devido ao grande número de implementos que podem ser instalados como garras de toras, marteletes, perfuratrizes, cabeçotes florestais e, claro, a tradicional caçamba. “Todos desenvolvidos para atender as mais diversas aplicações além da escavação, carregamento e manipulação de objetos, graças à versatilidade do sistema hidráulico”.

A New Holland Construction oferece uma linha completa de escavadeiras compactas que atendem às mais variadas necessidades. Foram projetadas para serem versáteis e precisas em operação, além de oferecer conforto, visibilidade e controle para o operador.  Atualmente são três opções comercializadas: E27B, E35B e E55BX. “Todas saem de fábrica com uma terceira função hidráulica para implementos standard de fábrica que permite ao usuário ampliar a gama de aplicações, sem restringir-se à escavação e movimentação de material”, destaca Rafael Ricciardi, especialista de Marketing de Produto da New Holland Construction para a América Latina.

Existem no mercado uma infinidade de implementos associados à terceira função para as miniescavadeiras, como marteletes, perfuratrizes, garras para manipulação de material, tesoura, roçadeiras, valetadeiras, dentre outros.

Todas são equipadas com motor Tier 3 em conformidade com as normas de emissão de poluentes e que geram considerável economia de combustível – e operação extremamente silenciosa. “Os equipamentos compactos, como as miniescavadeiras, também reduzem custos operacionais e estão aptos para atuar tanto em obras urbanas na construção civil como atividades agrícola”, explica Ricciardi.

E segundo o especialista, a manutenção é rápida e fácil. “Todos os itens de manutenção rotineira são de fácil acesso, no nível do solo e agrupados em conjunto – tanto nas  minicarregadeiras como nas miniescavadeiras”, completa Rafael. Para acesso completo aos principais componentes, o técnico precisa apenas remover duas porcas e arruelas para inclinar a cabine para frente. Não há nada para ser desconectado e nenhuma ferramenta especial é necessária.

Mais Informações: www.newholland.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *