Instituto 3M forma 2ª turma do Programa Formare em Ribeirão Preto

18 jovens com idade entre 17 e 18 anos estão capacitados para desempenhar a atividade de Assistente de Manufatura Industrial

São Paulo (SP), janeiro de 2017 – O Instituto 3M, organização idealizada pela 3M do Brasil para promover o empreendedorismo e o desenvolvimento social, acaba de formar mais uma turma do Programa Formare em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Os 18 formandos representam a segunda turma do curso de iniciação profissional de Assistente de Manufatura Industrial, que busca capacitar jovens para o desempenho da profissão.

O Programa Formare é uma parceria do Instituto 3M com a Fundação Iochpe com a proposta de facilitar a inclusão dos estudantes de escolas públicas no mercado de trabalho, por meio de cursos de educação profissional. A primeira turma em Ribeirão Preto teve início em maio de 2015. No total, 60 jovens se candidataram para as 20 vagas, sendo que 18 concluíram o curso e receberam seus certificados. Atualmente, 4 desses jovens fazem parte do quadro de funcionários 3M e outros 3 trabalharam como temporários durante 6 meses. Desta vez, foram mais de 150 inscritos e 18 concluintes.

O curso tem duração de sete meses e durante esse período, os estudantes contam com 15 disciplinas divididas em 660 horas de conteúdo teórico e 110 horas de aulas práticas – como, por exemplo, Serigrafia. Já em relação às disciplinas teóricas, os alunos recebem reforço em Português e Matemática, além das disciplinas de tecnologia, como: Sistema de Produção Enxuta, Desenho Técnico e Automação.

Em 2016, os alunos de Ribeirão Preto contaram com atividades extracurriculares e parcerias relevantes. O SEBRAE ofereceu o curso “Jovem Empreendedor”, com duração de 12 horas, e a Polícia Militar Rodoviária apresentou palestras sobre drogas e direção defensiva. Já o Instituto de Psicologia Avançada (IPA) abordou o tema sexualidade; e o Programa Municipal de DST´s e Hepatites conversou com os jovens sobre doenças sexualmente transmissíveis.

O curso também ofereceu aulas de teatro, nas quais os alunos foram responsáveis por escrever e encenar duas peças “Política e Ética” e “Comportamento Social”. “O teatro estimula a integração dos jovens e ajuda a vencer a timidez, assim como levar o conhecimento sobre assuntos importantes”, explica Fernanda Rosseto, coordenadora do Projeto Formare na unidade e Assistente Administrativo da 3M.

Durante as aulas, os jovens recebem bolsa auxílio de meio salário mínimo, alimentação, transporte, seguro de vida em grupo, assistência médica e odontológica, uniforme e material escolar.

Sobre o Formare

O Formare é um projeto da Fundação Iochpe que, desenvolvido a partir de parcerias com empresas de grande e médio porte, oferece cursos de educação profissional para jovens de famílias de baixa renda com idades entre 16 e 18 anos.  Os cursos oferecem a oportunidade de formação inicial para o mercado de trabalho e têm a duração de aproximadamente um ano.  As aulas são ministradas por funcionários voluntários nas instalações da empresa. São 217 alunos já formados e mais 50 alunos cursando atualmente em Manaus, Sumaré e Ribeirão Preto.

Sobre o Instituto 3M

O Instituto 3M de Inovação Social é uma organização idealizada pela 3M do Brasil e visa contribuir para a transformação social do Brasil promovendo o empreendedorismo de nossas futuras gerações, fundamentado em valores éticos, de cidadania e de sustentabilidade. A missão do Instituto 3M é atuar na descoberta de tecnologias sociais e no desenvolvimento de programas próprios e em parcerias com foco na formação de nossas futuras gerações para empreendedorismo. Para mais informações, acesse: www.instituto3m.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *