Tecnologias inovadoras reduzem consumo de água na construção

Março, 2017 – Como forma de mobilizar a sociedade em busca da reflexão e conscientização sobre a importância de garantirmos o uso consciente da água, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Segundo a ONU, até 2050, o número de pessoas habitando o planeta deve chegar a nove bilhões e, se não houver uma mudança desde já, não haverá recursos suficientes para atender as necessidades da população.

No setor da construção civil, o consumo de água é grande, desde a obra até a vida útil da edificação. No canteiro de obras, além das necessidades humanas, que chegam a 45 litros diários por operário, há o uso do recurso como matéria-prima.

É preciso mudar a forma de construir e o mercado já começa a apresentar produtos e serviços que reduzam ou otimizem o uso dos recursos naturais.

CasaE mural - Foto João Athaíde
Grafite produzido em junho de 2015 por Rui Amaral – CasaE mural. Foto João Athaíde

Aditivos para concreto

Segundo dados do Departamento de Engenharia de Construção Civil e Urbana da Escola Politécnica da USP, para a confecção de um metro cúbico de concreto, por exemplo, se gasta em média de 160 a 200 litros de água. Já existem aditivos que são adicionados na fabricação do concreto que reduzem drasticamente o uso de água. O hiperplastificante MasterGlenium, por exemplo, aumenta a eficiência da hidratação do cimento e reduz o uso de água em mais de 40% em relação aos processos convencionais.

Reaproveitamento de água da chuva

O uso de cisternas para o armazenamento de água da chuva para reuso vem ganhando adesão a cada ano. Os pisos drenantes podem ser um recurso interessante, porque permitem o recolhimento e reaproveitamento da água da chuva. A economia é significativa: na CasaE, da BASF, a água que passa pelos pisos que têm até 90% de permeabilidade, é armazenada em reservatórios com capacidade de 10 mil litros e é reutilizada na limpeza da área externa e na rega dos jardins.

Revestimento

A conservação da fachada também demanda água para limpeza. Uma inovação importante nesse sentido é a tinta Suvinil Sempre Nova, para pintura de áreas externas. Com a sua tecnologia de nano partículas, exclusiva BASF, que repele sujeira, ideal para quem quer manter a área externa sempre limpa e renovada, principalmente em locais expostos ao sol, chuva, sereno ou maresia. Batidas de chuva ou jatos d’água são as principais formas para deixar a superfície limpa, tornando-se a opção perfeita para a melhor conservação da área externa da casa, sem preocupação com a sujeira.

Além desses recursos, que promovem a economia direta de água, outros materiais construtivos podem gerar economia se levado em conta o seu ciclo de vida – ou seja, desde a extração dos recursos naturais para a produção dos materiais de construção, passando pela obra, uso e manutenção. Um estudo realizado pela Fundação Espaço ECO com 18 produtos presentes na CasaE, mostrou uma redução de 64% no consumo de água consultiva, se comparados a produtos equivalentes numa construção tradicional em 40 anos. Essa redução equivale ao abastecimento de mais de 2 mil habitantes em um dia. Ou ainda corresponde ao volume de água consumido em 443 banhos ou em 192 ciclos de uma lavadora de roupa.

Para mais informações acesse: http://casae.basf.com.br/ 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *