Conta de Luz mais barata: Encargo de Angra 3 cobrado em 2016 será devolvido na conta de abril

Março, 2017 – O Encargo de Angra 3, que foi cobrado em 2016 por determinação da Aneel, será devolvido por meio da conta de luz aos clientes de todo o País. Na área de concessão da Light, os clientes residenciais terão uma redução de 5% no valor da conta entre 1º e 30 de abril. Os consumidores vão sentir a diferença ao longo dos meses de abril e maio, devido ao fato de o ciclo de faturamento ocorrer ao longo de abril.

Só para refrescar a memória, em dezembro de 2015, a Agência Reguladora de Energia Elétrica foi questionada pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) a respeito de Angra 3, que seria remunerada por este encargo quando entrasse em operação. Pelo contrato de concessão, a usina deveria estar pronta para começar a gerar energia a partir de janeiro de 2016. Mas, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) não contará com a usina até 2021. Por isso, a Aneel decidiu autorizar a CCEE a não pagar Angra 3 e a cobrança repassada aos consumidores terá de ser devolvida.

Vale ressaltar que este reajuste compõe a Parcela A da tarifa de energia, ou seja, ela representa os custos externos, que não são gerenciados pela Light, como: impostos e encargos cobrados pelos governos, compra e transmissão de energia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *