BNDES fecha parceria com B2W e amplia relacionamento digital com MPMEs

Março, 2017 – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fechou acordo operacional com a B2W Digital, maior plataforma digital do Brasil, que permite, pela primeira vez, a utilização do Cartão BNDES como meio de pagamento em um site de comércio eletrônico. A opção já está disponível para os portadores do Cartão. É o início de uma revolução na forma do Banco operar com as MPMEs, comparável ao lançamento do Cartão BNDES, em 2003, quando milhares de empresas de menor porte passaram a ter acesso aos recursos do Banco, em melhores condições, de forma facilitada e pulverizada. A medida abre espaço para que outros fornecedores e distribuidores também ofereçam a possibilidade de pagamento com o Cartão BNDES em suas plataformas de venda online às mais de 700 mil empresas cadastradas no Cartão.

 A parceria com a B2W Digital é estratégica na agenda de modernização tecnológica dos sistemas do BNDES, e está alinhada à prioridade de simplificar, agilizar e ampliar o acesso ao crédito para os micro, pequenos e médios empresários – público que, atualmente, em 99% dos casos, se relaciona de forma indireta com o Banco, através de agentes financeiros repassadores.

A integração dos sistemas dá mais agilidade e automaticidade aos processos do Cartão, viabilizando um maior volume de transações. Até então, as transações só podiam ser realizadas, após negociação direta entre as partes interessadas, no Portal de Operações do Cartão BNDES.

O acordo abre um leque de oportunidades para a criação de soluções de financiamento que serão, a partir desta primeira etapa, estruturadas e lançadas, com a B2W e demais parceiros habilitados, para facilitar e ampliar o acesso ao Cartão e aos demais produtos automáticos do BNDES.

Nesse sentido, já estão sendo desenhadas algumas inovações: uma diz respeito à contratação de crédito via Cartão BNDES no modelo de “kit franquia”, no qual itens previamente selecionados para a montagem de lojas poderão ser adquiridos em um ambiente único, de forma ágil, pelos franqueados, otimizando a operação. Outra refere-se à possibilidade de emissão do Cartão BNDES, em um futuro próximo, pelos próprios parceiros digitais, o que flexibilizará e diversificará ainda mais o acesso ao crédito.

Novas experiências de compra – A B2W possui soluções completas e especializadas para micro, pequenas, médias e grandes empresas. A companhia oferece um site de vendas corporativas (www.b2wempresas.com), com facilidade e segurança para aquisição de produtos em larga escala e experiência de compra simples e eficaz, que contará com uma seção exclusiva para os produtos credenciados pelo Cartão BNDES.

Com isso, o BNDES inaugura uma nova orientação de negócios, com foco nas melhores experiências para os clientes. A estratégia é buscar a diversificação e ampliar o acesso das MPMEs aos produtos e serviços do Cartão BNDES, cujo catálogo é composto atualmente por cerca de 270 mil itens.

Para viabilizar a integração entre os sistemas da B2W e do Portal do Cartão BNDES, foram criadas APIs (instruções de programação para acesso a aplicações), respeitando todas as regras do Cartão. Todos os padrões, tecnologias e protocolos da integração eletrônica estão sendo estabelecidos, desenvolvidos e mantidos pelo BNDES.

Revolução Digital – O que está em curso é uma mudança no paradigma de produtos e processos do BNDES, cujo marco principal será a entrada definitiva do Banco no mundo digital, até o fim de 2018, estabelecendo um novo patamar de relacionamento com as MPMEs.

O BNDES decidiu rever sua forma de lidar com seus produtos financeiros automáticos. E para isso está desenvolvendo plataformas tecnológicas digitais, machine-to-machine (M2M), que permitirão uma maior simplificação de processos e uma significativa redução dos prazos de concessão do crédito: de 30 para 2 dias úteis.

Nesse cronograma de modernização e aproximação, o Banco disponibilizou, em fevereiro deste ano, o BNDES MPME, aplicativo móvel (app) para smartphones e tablets, disponível para download nos sistemas Android e iOS. O próximo passo será o lançamento, no final do primeiro semestre de 2017, de um portal de relacionamento na Internet, que funcionará como uma plataforma de acesso inteligente às linhas do BNDES.  

Por meio do portal, o empresário poderá identificar as linhas de crédito mais adequadas às suas necessidades, simular financiamentos, obter o resultado de consultas prévias de certidões federais, apontar os agentes financeiros de preferência e encaminhar de forma ágil os pedidos de financiamento.

Fintechs – Além disso, para atender a diferentes nichos de mercado, o Banco está construindo uma agenda com fintechs e outras empresas do ramo de tecnologia e inovação, com enorme potencial de avanço em diversas frentes. Uma delas é a realização, em plataformas digitais, de leilões reversos de crédito entre as instituições financeiras repassadoras, a partir do perfil de cada operação, o que aumentará a competitividade do setor bancário e reduzirá os custos financeiros para o cliente final. A expectativa é que essas e outras parcerias também acelerem a integração de diferentes plataformas tecnológicas (sites, aplicativos e portal de relacionamento) ampliando o alcance dos empresários ao crédito do Banco.

Cartão BNDES – Em 2016 foram realizadas 422 mil operações com o Cartão BNDES, totalizando R$ 5,6 bilhões em financiamentos. Desde a sua criação, em 2003, foram habilitados 719 mil cartões, com R$ 58 bilhões em crédito pré-aprovado.

O produto consiste em uma linha de crédito rotativo e pré-aprovado, exclusiva para MPMEs, com limite de até R$ 2 milhões por banco emissor (Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banestes, Banrisul, Bradesco, BRDE, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi), taxa de juros atrativa (1,18 % ao mês em março/2017) e pagamento em até 48 prestações mensais fixas.

No 2º semestre de 2017 será lançada uma versão Agro do Cartão BNDES com foco nos produtores rurais (pessoas físicas), possibilitando o apoio financeiro para o custeio da safra, aquisição de implementos agrícolas e contratação de serviços técnicos.

B2W Digital – Líder na América Latina, a companhia tem como propósito conectar pessoas, negócios produtos e serviços em uma plataforma digital. A companhia possui as maiores marcas da internet (Americanas.com, Submarino, Shoptime e SouBarato) e uma operação de Marketplace em rápido crescimento. A plataforma construída ao longo dos últimos anos permite que a B2W também ofereça serviços de tecnologia, logística, distribuição, atendimento ao cliente e financiamento ao consumo.

Mais informações sobre os serviços de integração de sistemas de sites de comércio eletrônico com o Portal de Operações do Cartão BNDES podem ser obtidas no site: www.cartaobndes.gov.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *