Thyssenkrupp amplia qualidade da operação do Aeroporto Internacional de São Paulo

Abril, 2017 – Maior e mais movimentado aeroporto da América Latina, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, localizado em Guarulhos (SP), acumula dados que refletem a sua grandiosidade. Em 2016, cerca de 36,6 milhões de passageiros viajaram pelo aeroporto. Para atendê-los, são 362 balcões de check-in, 75 portões de embarque e um pátio com capacidade para receber até 123 aeronaves.

GRU ponte de embarque
GRU ponte de embarque. Divulgação

O movimento frenético de pessoas chegando ou partindo exige uma infraestrutura à altura para atender a população que circula pelo aeroporto. A thyssenkrupp faz parte desse movimento como responsável pela manutenção de todos os equipamentos que garantem a mobilidade dos passageiros, desde a chegada ao aeroporto até o embarque no avião.

Para os três terminais do GRU Airport mais de 200 equipamentos estão sob os cuidados da thyssenkrupp, entre elevadores, escadas e esteiras rolantes, pontes de embarque e produtos específicos para a acessibilidade, como as plataformas verticais. Desse total, 100 são equipamentos multimarcas, ou seja, de outros fabricantes, área na qual a empresa se especializou e que é um diferencial para atender os rígidos padrões de desempenho exigidos pela GRU Airport. 

A operação é complexa e exige uma equipe especializada e dedicada para atender o aeroporto 24 horas por dia. “Hoje, possuímos profissionais dedicados ao GRU, tanto para elevadores como para escadas e esteiras rolantes, equipamentos de acessibilidade e pontes de embarque”, informa Rogério Floriano, Coordenador de Serviços – Aeroportos da área de negócios Elevator Technology da thyssenkrupp para o Brasil.

Por trás dessa equipe de campo existe uma infraestrutura responsável por todo o apoio técnico em equipamentos multimarcas. Trata-se do ITS – International Technical Services, centro de treinamento e tecnologia da thyssenkrupp, que reúne engenheiros qualificados para desempenhar aptidões tanto práticas como teóricas, e com alto grau de conhecimento em engenharia especializada em multimarcas.

GRU_esteira rolante
GRU esteira rolante. Divulgação

Para o GRU Airport, o ITS disponibiliza as principais tecnologias desenvolvidas para os clientes multimarcas, como ferramentas de diagnóstico, simuladores de equipamentos que reproduzem a operação real de um equipamento, laboratório de reparos (análises) e um estoque de peças de reposição específicas, a partir de fornecedores nacionais e importados. “Hoje, já desenvolvemos soluções e componentes compatíveis com os originais para dar suporte às equipes técnicas, um investimento a mais para superarmos todas as expectativas do nosso cliente com maior rapidez e eficiência.”

Como a operação funciona 24 horas por dia e o volume de pessoas que circulam pelo aeroporto é intenso, a thyssenkrupp segue um planejamento mensal de manutenção junto com o aeroporto. “Todos os equipamentos passam por manutenção preventiva mensal. Quando é necessário também realizarmos uma atuação corretiva para solucionar um problema pontual. Geralmente, as ações são realizadas no horário comercial, mas também podem ser programadas no período da noite se houver necessidade. Precisamos cumprir rigorosos índices de avaliação referentes à disponibilidade de cada equipamento”, explica Floriano.

Os resultados podem ser aferidos na qualidade da operação do aeroporto. Segundo a OAG, maior empresa de banco de dados da indústria da aviação, o GRU Airport é o segundo aeroporto no mundo mais pontual em pousos e decolagens, dentro da categoria de grandes aeroportos, ficando atrás apenas do aeroporto de Haneda, em Tóquio, no Japão. “É uma grande satisfação fazer parte dessa grande cidade que é o GRU Airport e de contribuir para que as pessoas cheguem aos seus destinos com conforto, segurança e no tempo certo”, destaca o Coordenador da thyssenkrupp.

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