Aquamec e Gummi-Jaegeration possuem equipamentos para combater os vilões do consumo energético em ETEs

Empresas parceiras trazem para o mercado linha de Difusores de Ar com alta taxa de transferência de oxigênio e baixo consumo de energia

Maio, 2017 – A aQuamec traz para o mercado brasileiro os equipamentos mais avançados para sistemas de aeração em reatores biológicos de ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto). São três modelos de difusores de ar: OxyTube, OxyDisc e OxyStrip, desenvolvidos por sua parceira americana Gummi-Jaeger Aeration, líder mundial na fabricação de difusores de bolha fina, para sistemas de tratamento municipais e industriais.

_WaterTreatment-Aeracao
WaterTreatment-Aeração.

Facilidade de instalação, alta eficiência, redução de custos e controle de odores no tratamento de efluentes, são apenas algumas das vantagens atribuídas aos sistemas de aeração. Basicamente a função do sistema de aeração é incorporar o oxigênio ao líquido em tratamento. Os difusores da linha Oxy estão entre as mais avançadas tecnologias de difusores de bolha fina disponíveis no mercado de tratamento de efluentes. Alinhando altíssima taxa de transferência de oxigênio com um baixíssimo consumo de energia, com design robusto e baixo custo de instalação.

Os difusores de ar OxyDisc são para tratamento biológico para efluentes municipais e industriais, possuem sistemas contínuos ou intermitentes e instalação fixa. Já o modelo difusor de ar OxyTube, além das mesmas características, pode ter sua instalação fixa ou removível em rack com içamento via tubo guia. Para o OxyStrip, também é possível uma instalação em cadeias oscilantes.

“A legislação ambiental é bastante restritiva quanto aos padrões de descarte do efluente tratado no corpo receptor, o que inevitavelmente determina o uso de processos aeróbios que apresentem alta eficiência na remoção de DBO e nitrogênio amoniacal; além de outros complementares. Entretanto, com o alto custo da energia elétrica, é imprescindível a adoção de sistemas mais eficazes. A economia resultante com o retrofit de uma planta ou na implantação de uma ETE bem dimensionada e instalada, paga o investimento inicial em poucos meses”, comenta Sonia Mucciolo, Especialista em Processos da aQuamec.

O Reator de Biomassa Aderida BioCube, que consiste em um suporte de colmeias combinado com difusores de ar OxyStrip,é apropriado para implantação de sistemas aeróbios bastante compactos ou para ampliar a capacidade de sistemas de lodos ativados ou existentes, já que é capaz de aumentar o MLSS (MixedLiquorSuspendedSolids) no reator, e consequentemente, depurar mais carga orgânica ou de nitrogênio amoniacal, se for o caso. Seu projeto hidráulico cria um fluxo espiral de deslocamento ao redor do cubo e propicia a remoção do excesso de biomassa, impedindo o acúmulo de biomassa inativa e o entupimento.

Para reforçar a importância de projeto bem elaborado, Claudius Jaeger, proprietário e CEO da Gummi-Jaeger Aeration, informa: “O processo de aeração consome entre 50% e 70% de toda a energia elétrica de uma estação de tratamento de esgoto, o dimensionamento e o uso de difusores devem ser adaptáveis a quaisquer circunstâncias de vazão e de carga orgânica durante um período médio de 20 anos. Muitas vezes, os sistemas com difusores comuns funcionam de forma inadequada, provocando o desperdício de energia. Nossa tecnologia busca trabalhar sempre conforme a demanda”.

A Gummi-Jaeger Aeration, que é representada pela aQuamec no Brasil, apresentou seus equipamentos, durante o roadshow promovido em março. O evento passou por seis capitais do Brasil e contou com a participação de mais de 600 profissionais do setor, mostrando o que existe de mais moderno em equipamentos para saneamento, como unidades compactas para tratamento preliminar, aeradores e difusores de ar, desinfecção, potabilização, dessalinização, filtração por membranas, entre outras soluções para ETAs (Estações de Tratamento de Água), ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto) e reuso.

Saiba mais: www.aquamecbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *