Impressão 3D e a 4ª Revolução Industrial serão discutidas em São Paulo

As mudanças que a indústria vivencia com a chegada das tecnologias e as oportunidades para diversas cadeias produtivas serão discutidas em evento internacional.

Maio, 2017 – A Indústria 4.0 é cada vez mais uma realidade e é vista como um novo conceito de produção proporcionado, principalmente, pela chegada de novas tecnologias que se integram através da internet. Anteriormente, uma linha de produção não era devidamente interligada e as informações geradas eram subutilizadas, já que não havia uma troca rápida de informação sobre os processos. Com a introdução dos conceitos da Indústria 4.0, todo o processo automatizado passa a estar interligado e as informações ficam disponíveis na “nuvem”, podendo ser utilizadas de diversas maneiras, integrando os dados em tempo real que garantirá melhores decisões dos gestores e maior produtividade. Também é possível gerar mais criatividade e competitividade entre os fabricantes.

Para que toda essa inovação se torne eficaz, todo negócio precisa se reinventar. Por exemplo: uma empresa de entregas rápidas de documentos, que antes competia com outra, hoje passa a ter como seu maior concorrente a internet. Ou seja, é necessário repensar o modelo como um todo. As histórias da Kodak, Nokia e Blackberry, que foram até muito pouco tempo empresas líderes, comprovam que é necessário repensar o modelo como um todo.

A impressão 3D é um exemplo de como uma nova tecnologia pode melhorar e mudar o pensamento de gestores na hora de comandarem suas empresas. Hoje, esse tipo de tecnologia pode representar redução de estoque, agilidade em processos e serviços, além de economia e competitividade. No setor automotivo, por exemplo, a chegada da impressão 3D busca diminuir custos de produção, reduzir os estoques imprimindo peças com maior eficiência entre outras vantagens.

Para discutir esse assunto, a Inside 3D Printing – Conference & Expo, maior evento mundial de impressão 3D que será realizado nos dias 5 e 6 de junho, vai trazer Roberto Camanho, engenheiro e supervisor do laboratório de produtividade da ESPM. “Com os dados integrados via ‘nuvem’ e todos os processos interligados, representando fluxo das informações, internas e externas, os modelos, os processos e os tempos dos negócios ganham novos contornos e vai exigir de seus gestores um novo olhar”, diz Camanho.

Outro ponto que será debatido é como a 4ª Revolução Industrial pode afetar futuramente a vida das pessoas. “Por exemplo, um dos concorrentes das montadoras de carros será o Google, já que a empresa está investindo e trazendo novos conceitos para a fabricação de carros com modelos futuristas que não necessitam de motorista. Pensando dessa maneira, o que importa não é vender o carro, e sim vender mobilidade”, afirma Camanho.

 Exposição e conferência – Além desse tema, a Inside 3D Printing proporcionará a interação entre especialistas e o público, por meio de palestras sobre diversos assuntos relacionados ao universo 3D. O objetivo é trazer informações para os visitantes, proporcionar uma rodada de negócios com empresas buscando possíveis oportunidades e trazer toda a inovação que uma impressora 3D pode proporcionar

Mercado em crescimento – O mercado de impressoras 3D tem registrado rápido crescimento. No início, eram grandes máquinas, de alto custo e patenteadas, o que restringia o mercado. Hoje, já com o vencimento do período de algumas patentes, o setor está aberto a novos investidores e desenvolvedores, o que resultou no desenvolvimento, tanto na parte física das impressoras, quanto nos softwares utilizados. Em 10 anos a impressora 3D reduziu seu preço de cerca de US$ 20.000 para US$ 500 e tornou-se muito mais rápida. Estima-se que até 2027, 10% de tudo o que for produzido no mundo será impresso em 3D.

Serviço: INSIDE 3D PRINTING

Local: Centro de Convenções Frei Caneca – São Paulo: Rua Frei Caneca, 569.

Congresso

Dia 05/06 – das 13h às 18h15

Dia 06/06 – das 9h às 17h45

As inscrições para o congresso podem ser feitas antecipadamente por meio do site: http://www.inside3dprintingbrasil.com.br/  ou diretamente no local do evento. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *