Em Logística Reversa: Sustentabilidade e Competitividade, Paulo Roberto Leite apresenta os mais significativos ponto de vista do tema no Brasil e no mundo

Maio, 2017 – A terceira edição do livro apresenta a logística reversa como uma estratégia que permite o aproveitamento de oportunidades de ganhos e de redução de riscos, sob diferentes perspectivas, com o retorno de produtos usados ou não consumidos

Divulgação

A logística reversa vem conquistando cada vez mais relevância no meio corporativo. Isso porque, no Brasil e no mundo, é cada vez maior a variedade e a quantidade de produtos com ciclos de vida cada vez menores, usados ou não consumidos, que requerem a atividade da logística reversa equacionando o seu retorno.

Com esse processo, a ideia é recuperar o valor de natureza econômica, de prestação de serviços e de cumprimento de legislação, garantindo posicionamento de sustentabilidade ambiental e de competitividade às empresas envolvidas e reforçando a imagem corporativa junto ao mercado.

Para abordar o assunto de forma mais atual, Paulo Roberto Leite, um dos maiores especialistas do assunto no país, lança a 3ª edição do livro Logística reversa: sustentabilidade e competitividade (Saraiva, R$ 109,00).

A obra reúne as recentes pesquisas do autor – apresentando as atualizações e os mais novos pontos de vista da logística reversa no Brasil e no mundo –, a riqueza e a solidez de importantes aspectos históricos, além da análise da logística reversa categorizada de forma inédita pelos canais reversos de pós-venda e de pós-consumo, reforçando o pioneirismo deste livro na bibliografia nacional.

A nova edição conta com um capítulo dedicado à Política Nacional dos Resíduos Sólidos (PNRS), que representa um marco para a logística reversa de pós-consumo do país; novos estudos de caso com questões para auxiliar o leitor a pensar a área por setores; novos exemplos reais de logística reversa na prática; e, ao final dos capítulos, resumos e questões para discussão.

SOBRE O AUTOR

Engenheiro industrial pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), pós-graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas e mestre em Ciências da Administração pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Com mais de 40 anos de experiência em empresas multinacionais do setor privado, atua como professor e pesquisador, conferencista, articulista, consultor editorial e consultor empresarial na área de logística reversa. Possui importante acervo de publicações de suas pesquisas em congressos e revistas acadêmicas nacionais e internacionais, bem como grande número de publicações em revistas especializadas. Idealizador do curso de pós-graduação em Logística Empresarial da Universidade Presbiteriana Mackenzie e do Conselho de Logística Reversa do Brasil (CLRB), que realiza Fóruns Internacionais de Logística Reversa, presta serviços de consultoria para empresas conquistarem competitividade por meio da logística reversa, oferecendo cursos presenciais e on-line. Leciona nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Presbiteriana Mackenzie e nos cursos de pós-graduação da FGV e da FIA/USP.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *