Cases de construção a seco são apresentados no Encontro de Light Steel Framing em Brasília

O evento contará com a apresentação de projetos como a Reforma do Parque Olímpico (RJ) e uma agência da Caixa Econômica em Goiás que utilizaram essa modalidade construtiva em sua execução

Brasília, agosto de 2017 – No dia 17 de agosto, Brasília recebe o 1º Encontro Regional do Centro-Oeste de Construção a Seco – Light Steel Framing (LSF), na Finatec (Fundação de Empreendimentos Científicos do Distrito Federal), localizada no Campus Darcy Ribeiro – UnB, das 9h às 18h. O evento conta com a presença de grandes nomes da arquitetura e engenharia em sua programação. O objetivo é difundir o sistema industrializado, recém-chegado ao Brasil, que permite a viabilização de uma obra rápida, racional e limpa, amplamente utilizado em países como Japão, Canadá, Chile e Estados Unidos, além de outros da Europa.

BRASILIA

Luana Carregari, idealizadora e diretora do evento, diz que “em momentos de crise, como a que estamos atravessando agora, é importante ter um panorama do que vêm sendo feito e impulsionar sistemas construtivos e técnicas inovadoras, a fim de fomentar o setor da construção civil e seus agentes, e assim gerar novos resultados”. Ao todo, serão dez palestrantes do DF e de outros estados, além de convidados para a mesa solene.

O dia se inicia com a palestra da arquiteta e professora Raquel Blumensheim, da FAU/UnB e do Laboratório do Ambiente Construído, Inclusão e Sustentabilidade (LACIS), com o tema “Tecnologia, Industrialização e sustentabilidade”. Em seguida, a arquiteta e urbanista Heloisa Pomaro, da Construtora Micura Steel Frame -SP, fala sobre “O sistema LSF – conceito e boas práticas no mercado brasileiro”, apresentando cases residenciais de alto padrão e edificações comerciais.

A programação segue com o tema “O aço galvanizado e a vida útil das estruturas”, tema apresentado pela engenheira química Luisa Abdala, da Votorantim Metais – SP, seguida da apresentação de um case de grande sucesso, a reforma do Parque Olímpico – RJ, sendo uma das obras a TV Tower, realizada pela arquiteta e urbanista Helena Rodrigues, da Gypsteel, que explica mais sobre “o conceito estrutural e soluções tecnológicas do sistema construtivo”. Logo após, acontece a palestra “Normas de desempenho para o sistema LSF”, com a engenheira civil Francieli Lucchette, da Gypsum – SP. Seguindo a programação, a engenheira civil Tatyana Byczkovski Ferreira, da Smart Sistemas Construtivos PR, ministra palestra sobre “Viabilidade Técnica dos Projetos em Light Steel Framing”.

Finalizando o dia, mais quatro assuntos serão apresentados: um case em Fernando de Noronha e “LSF: do desempenho estrutural ao desemprenho ambiental”, por Sávio Neiva – Incorporadora Bonanza – PE; “Light Steel Frame: uma proposta de construção modular”, por Laila Adorno, da Metha Soluções Modulares – DF; “Um projeto em Goiânia – Caixa Econômica Federal”, pelo arquiteto e urbanista Rutherford Ocampo, da Zarya Arquitetura e Engenharia – DF e “Light Steel Framing e a sustentabilidade”, pela arquiteta e urbanista Luciana Carvalho – da Salinas Steel Frame – DF, fecham a programação.

Participam da mesa solene: Luiz Carlos Botelho Ferreira, presidente do Sinduscon-DF (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal); Heloisa Pomaro, vice-presidente da ABCEM (Associação Brasileira da Construção Metálica) e Presidente da ADIMACO (Associação dos Distribuidores de Material de Construção a seco de São Paulo); Dr. Élson Ribeiro e Póvoa – vice-presidente do Sistema FIBRA; Raquel Naves Blumenschein, coordenadora do LACIS/FAU/CDS/FGA-Universidade de Brasília e diretora do Centro das Comunidades Integradas Sustentáveis da Building Research Establishmen; e Tony Marcos Malheiros, do CAU/DF (Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal). A programação completa  e as inscrições estão disponíveis no site http://construcaoasecolsf.com.br/#footer.

O 1º Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing conta com o apoio das principais entidades do setor, como a Associação Brasileira da Construção Metálica (ABCEM), Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção  (ABRAMAT), Instituto de Metais não Ferrosos (ICZ), Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA), Conselho Regional de Agronomia e Engenharia (CREA), também do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), Laboratório do Ambiente Construído Inclusão e Sustentabilidade (Lacis) – uma parceria da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU/UnB), do Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS/UnB), da Faculdade UnB Gama (FGA) e do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).

O que: 1º Encontro Regional de Construção a Seco – Light Steel Framing (LSF)

Quando: 17 de agosto

Horário: das 9h às 18h

Onde: FINATEC – Campus Universitário Darcy Ribeiro – UnB  Av. L3 Norte, Ed. Finatec – Asa Norte Brasília – DF 70910-900

Quanto: Profissionais R$ 190,00

               Estudantes   R$ 90,00

Informações e inscrições: http://construcaoasecolsf.com.br/#footer

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *