AkzoNobel apresenta solução inovadora para flotação de minério de ferro no ENTMME

Produto permite chegar a concentrado final de minério com alto teor de ferro e baixos teores de sílica

Outubro de 2017 – A AkzoNobel, empresa global líder em tintas e revestimento e uma das principais produtoras de especialidades químicas, participará do XXVII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa (ENTMME), um dos mais importantes eventos do setor. Durante o congresso, que acontece em Belém (PA), entre os dias 23 e 27 de outubro, a AkzoNobel apresentará um trabalho técnico sobre o desenvolvimento de um novo coletor para flotação reversa de minério de ferro.

Há quatro décadas atuando no segmento de mineração, a AkzoNobel Surface Chemistry vem trabalhando no desenvolvimento de novas soluções químicas para a flotação de minerais. A busca incessante por melhorias na qualidade da espuma gerada neste processo, a fim de otimizar custos e recursos e gerar menor impacto ambiental, resultou no novo coletor para flotação reversa de minério de ferro chamado Lilaflot 821M.

Além de promover a formação de uma espuma de qualidade, o produto possui uma alta seletividade na remoção de sílica (SiO2) em amostras de minérios de ferro itabiríticos, levando à obtenção de um concentrado final com alto teor de ferro (Fe), baixos teores de sílica e alta recuperação metalúrgica. Isso representa um grande avanço para o setor metalúrgico.

“Fornecemos produtos inovadores para a indústria mineral no mundo inteiro e trabalhamos com paixão no desenvolvimento de soluções sustentáveis para os nossos clientes. A participaçãono ENTMME é de enorme importância para nós, porque permite promovermos nosso trabalho diretamente à comunidade acadêmica e aos profissionais da indústria”, comenta Odair Lima, coordenador de P&D para Aplicações Minerais da AkzoNobel – Divisão Química.

Na indústria de mineração, os sistemas desenvolvidos pela AkzoNobel estão presentes também em âncoras químicas e parafusos utilizados para fixar rocha, paredes de minas e pontes, como também em explosivos de mineração, depressores e ativadores para flotação e tubos de vidro.

Serviço

Evento: XXVII Encontro Nacional de Tratamento de Minérios e Metalurgia Extrativa – ENTMME – www.entmme2017.com.br

Apresentação AkzoNobel: Artigo – New etheramine based collector for the reverse flotation of iron ore effective on the frothing prevention.

Autores do artigo: Kelly Albino, Débora Toledo e Odair Lima

Data: 25/10/2017

Hora: 15:10 – 15:30

Local: Hotel Princesa Louçã, Auditório Karajás

Cidade: Belém-PA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *