Importância da cerâmica na história da humanidade vira tema de livro

Projeto conta com incentivo cultural da Eliane Revestimentos e Ministério da Cultura

Novembro, 2017 – Presente em quase todas as civilizações da antiguidade, o surgimento das primeiras peças em cerâmica se funde à evolução humana enquanto sociedade, atuando como um registro da história e cultura de diferentes povos. Hoje, a matéria-prima serve como base para obras de arte, utensílios, itens decorativos e revestimentos, trazendo este vínculo entre tradição, cultura e beleza. Toda esta história é retratada no livro “A Cerâmica em Grandes Obras”, que será lançado pela Editora VJ nesta quinta-feira (09), no Salvador Shopping Business, na capital da Bahia.

Importância da cerâmica na história da humanidade vira tema de livro – A Cerâmica.

Escrito pelo jornalista Vitório Júnior – que possui forte ligação com o estado, sendo filho de baianos e com participação atuante em diferentes eventos de decoração e design na cidade soteropolitana –, o livro discorre sobre a importância da cerâmica na história da humanidade e da arquitetura, em uma proposta de desvendar com profundidade as múltiplas possibilidades de criação e de desenvolvimento da matéria-prima. Com texto leve e fotografias bem produzidas, a obra convida o leitor para uma viagem no tempo, passando pelas primeiras queimas do produto chegando à evolução incessante pela qual passa a cerâmica, dialogando com a arte, arquitetura e as grandes obras.

Com uma abordagem criativa, o conteúdo apresenta um universo pouco conhecido fora do âmbito acadêmico, permitindo a compreensão detalhada sobre o nascimento e desenvolvimento da cerâmica, desde os primórdios até os tempos atuais.

Dividido em três capítulos e escrito em três idiomas (português, inglês e espanhol), o livro foi aprovado pela Lei Rouanet – do Ministério da Cultura – e conta com o incentivo cultural da Eliane Revestimentos.

“Na Eliane, acreditamos que o acesso à cultura e à educação é uma condição de suma importância para o crescimento de uma sociedade saudável, perene e inovadora. Ao incentivarmos projetos como ‘A Cerâmica em Grandes Obras’, nosso intuito é divulgar a cultura da cerâmica – nossa fonte de inspiração e base da empresa -, mostrando a relevância da arte como registro histórico de diferentes civilizações, retratando o passado, evolução e pistas sobre os caminhos futuros da humanidade. A compreensão sobre a arte auxilia na evolução do homem enquanto cidadão consciente”, comenta o diretor presidente do Grupo Eliane, Edson Gaidzinski, Jr.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *