Pintura com cal: solução simples e econômica

Cal hidratada está sendo resgatada como solução para quem não quer gastar muito e ainda busca efeitos rústicos na arquitetura

Maio,2017 – Seja em casa ou até mesmo no escritório, há quem prefira algo mais rústico em detrimento de cores mais fortes na decoração. A caiação é uma das técnicas mais antigas para uma aparência rústica. Fácil de aplicar e econômica, a técnica torna-se ainda mais atraente em tempos de crise. E é procurada por profissionais que buscam solução sustentável e de efeito diferenciado.

CAL Ok
Cal na obra: solução simples e econômica. Créditos: Mapa da Obra.

A cal hidratada ainda foi resgatada como uma forma ecológica e sustentável de não agressão ao meio-ambiente. Livre de substâncias tóxicas, a cal é um dos produtos mais usados em hospitais, porque tem poder bactericida que previne a formação de mofo e oferece maior poder de cobertura, explica o gerente técnico de produto da Votorantim Cimentos, Marcio Yoshiharu Matsumoto. “Um viés de preservação da saúde além do baixo custo”.

Onde usar: A “caiação”, como é chamada a pintura à base de cal, pode ser aplicada em paredes externas e internas, bem como em superfícies rústicas e porosas como alvenarias de cimento, cal, concreto e bloco de concreto. Somente não deve ser aplicada em superfícies lisas como cerâmica, nem em paredes que já tenham recebido outros tipos de tinta.

A caiação não poderá ser feita sobre massa acrílica, nem sobre massa corrida, por não aderir às mesmas. Também não é indicada em superfícies de concreto armado por não proteger a armadura do efeito da corrosão.

Como fazer: Após dez dias da aplicação sob qualquer superfície, o local pode ser lavado. Importante ressaltar que a cal deve ser aplicada ao menos duas vezes, a primeira bem diluída para selar a superfície e a segunda mais consistente para dar o acabamento final. O intervalo entre as aplicações é de 24h. Um único saco de 8kg misturado a 16L de água permite a cobertura de uma área de 25 a 30m².

Para aumentar sua durabilidade, a recomendação é manter a superfície sem poeira, gordura, mofo e sem vazamentos, após a aplicação, pode ser aumentar a duração com a aplicação de fixadores, impermeabilizantes e aglutinantes naturais.

Na hora da compra é importante, o consumidor deve ficar atento a uma marca que faça parte do Programa Setorial de Qualidade (PSQ), idealizado pelo Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Habitat (PBQP-H). A Votorantim Cimentos é uma das empresas com esse certificado e fornece a Cal Hidratada Itaú, indicada para a preparação de diversos tipos de argamassas. A solução do produto foi desenvolvida com alta tecnologia e controle em todos os processos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *