Conhecidas principalmente pela economia e durabilidade, as peças com essa tecnologia também contam com opções de luz amarela, ideais para espaços utilizados nos momentos de descanso
Só em 2014, cerca de 25% das lâmpadas vendidas no Brasil foram de LED. A tecnologia deve crescer ainda mais no país nos próximos anos e representar 75% do mercado até 2023. Mas se as peças se consagraram pela economia e durabilidade, um outro aspecto do modelo é pouco comentado: a temperatura de cor, que pode mudar conforme a finalidade do ambiente, podendo ter tons brancos ou amarelados.
Quem explica as vantagens desse segundo tom é o diretor industrial e de comércio exterior da Blumenau Iluminação, Renan Medeiros. A companhia conta com um mix de mais de 120 itens de LED, que podem ser combinadas com variados tipos de luminárias. “A temperatura de cor, medida em Kelvin, é o que faz a peça tornar o ambiente mais aconchegante. Para quem quer esta opção, o ideal é optar por lâmpadas com 3.000K”, explica.
Tanto nos tamanhos mais tradicionais, como nos spots e pontos de luz, o LED em cores quentes (as amareladas) dá ao ambiente um aspecto acolhedor. “Indicamos o uso dessas cores nos dormitórios, corredores e salas de estar, por exemplo. Diferentemente dos tons claros, que auxiliam na concentração, elas facilitam a desaceleração do cérebro”, comenta Renan.
Aconchego no trabalho
Quando se trata de iluminação de ambiente comercial, o diretor da Blumenau explica que as cores quentes também têm espaço. “É o caso das vitrines, por exemplo. Os spots e pontos de luz com tons amarelados proporcionam um ambiente mais acolhedor, essas luminárias e lâmpadas também são ótimas opções para o espaço do cafezinho ou próximo aos ambientes de espera de lojas, consultórios e demais estabelecimentos”, conclui.
Sobre a Blumenau Iluminação
Criada em 1978, a companhia catarinense é especializada na produção de luminárias. Entre o mix, destaca-se a Linha Colonial, primeira a ser produzida e que tornou a Blumenau conhecida em todo o país e no exterior. Atualmente a empresa conta com um mix de 800 produtos, comercializados em mais de oito mil pontos de venda de todo o país, além da Costa Rica, Colômbia, Paraguai, Bolívia e Uruguai.
Em 2014 a Blumenau incluiu uma linha completa de peças em LED e firmou uma parceria com Romero Britto, passando a contar com uma linha exclusiva assinada pelo artista brasileiro.
Fonte: Melz Assessoria de Imprensa