Durante evento realizado na sua sede (SP), instituição lançou cartilha de reciclagem de materiais plásticos pós-consumo
Na última sexta-feira (15), a ABIPLAST lançou a “Cartilha de Reciclabilidade de Materiais Plásticos Pós-consumo”. O evento, que reuniu representantes do setor, foi marcado por palestras de renomados profissionais com o objetivo de conscientizar as empresas e organizações da cadeia produtiva do plástico para importância da reciclagem.
Segundo Ricardo Hajaj, coordenador da Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos (CNRMP), que presidiu o evento, a cartilha foi idealizada para instituir um novo padrão ambiental às embalagens, contemplando todo seu ciclo de vida, desde o desenvolvimento até a sua reutilização.
“Uma grande dificuldade que a indústria de reciclagem possui é o recebimento de materiais contaminados. Algumas embalagens têm misturas que dificultam o aproveitamento.
Essa cartilha trata sobre este e outros temas. O objetivo é que as novas embalagens sejam projetadas e pensadas no ciclo de vida total, desde a sua concepção até a sua reciclagem. Agregando benefícios e valor para toda cadeia produtiva”.
Entre os presentes, o diretor da Escola SENAI Mario Amato, Claudemir Facco de Oliveira, destacou a relevância da participação da entidade no desenvolvimento da cartilha e ressaltou que existem possibilidades de futuras parcerias entre as instituições.
“O evento de hoje, demostra que existem grandes possibilidades de parceria a partir desse trabalho inicial da cartilha, até porque nós já trabalhamos na área do plástico há muito tempo e atualmente implantamos um núcleo de materiais avançados e não compostos. As possibilidades que abriram com esse núcleo podem ser a continuidade da parceria com a ABIPLAST” – afirmou Claudemir.
O lançamento contou com a participação de Luciana Pellegrino, diretora executiva da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), André Vilhena, diretor executivo do Compromisso Empresarial para Reciclagem (CEMPRE) e Eloísa Garcia, gerente técnico dos Grupos de Embalagens Plásticas e de Meio Ambiente do Centro de Tecnologia de Embalagem/ Instituto de Tecnologia de Alimentos (CETEA/ITAL), que proferiram palestras a respeito da importância da reciclagem, realçando as ações e práticas para o desenvolvimento de embalagens sustentáveis, tendo como foco o conceito do design ecológico, a economia de recursos naturais, o cumprimento das metas previstas na Política Nacional de Resíduos Sólidos, a competitividade e o crescimento do setor de embalagens plásticas.
A publicação que será distribuída nas indústrias de transformação de plástico do Brasil, nas empresas de reciclagem, sindicatos estaduais, indústrias usuárias de embalagens plásticas e suas respectivas associações de classe, pode ser acessada no link:
http://file.abiplast.org.br/download/2016/cartilha_reciclabilidade_abiplast_web_3.pdf ou no aplicativo institucional da Abiplast.
Fonte: Assessoria de Imprensa Abiplast/Sindiplast