Região Portuária do Rio de Janeiro recebe projeto de rede pioneiro da Avaya

Uma das regiões que abrigam grande parte das lembranças históricas do Rio de Janeiro, a zona portuária, foi totalmente revitalizada pelo projeto Porto Maravilha. A Avaya – fornecedora global de software de comunicação, colaboração e serviços para empresas de todos os portes e em todo o mundo – em parceria com a First Tech, participou da iniciativa, desenvolvendo um projeto pioneiro e inovador de infraestrutura, fornecendo uma rede simples, rápida, ágil e 100% em fibra óptica. A nova estrutura permitiu a melhoria dos processos que envolvem telecomunicação da área e está preparada para suportar novos postos de trabalho e atender à demanda de grandes eventos da cidade.

Promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, o projeto conta com a atuação da TCR Telecom, empresa prestadora de serviços de telecomunicações, que distribui fibra por toda a região portuária. Após uma detalhada avaliação nas opções de mercado, a TCR escolheu a Avaya e seu parceiro de negócios First Tech para implementar e gerenciar uma infraestrutura de rede completa e simplificada, impulsionando a melhoria dos negócios da região – já que grande parte das organizações e centros comerciais exigem uma melhor acessibilidade e capacidade de integração digital para se firmarem em um local.

Para Carlos Bertholdi, diretor geral de Vendas de Serviços Estratégicos para toda região de Americas Internacional, esse é um projeto pioneiro do qual a Avaya tem grande orgulho de fazer parte. O executivo destaca ainda o total comprometimento e qualidade da parceira First Tech, responsável por todo o delivery do projeto como ponto fundamental para o seu sucesso. “A infraestrutura de rede desenvolvida para o Porto Maravilha não tem precedentes no Brasil. O desafio que tínhamos em mãos era enorme, mas, com muita dedicação e profissionais altamente qualificados, conseguimos desenvolver um projeto totalmente customizado e aderente às necessidades da região. A rede possui alta performance e é multisserviços, escalável e única, pois engloba todas as aplicações – seja vídeo, voz ou dados – de todas as operadoras que atuam no porto. Essa é a primeira rede que permite esse tipo de entrega no Brasil”.

Dentre as intervenções derivadas da revitalização da região está a renovação das ruas, derrubada do perimetral, novas galerias de água, esgoto e dutos para a passagem de fibras para serviços de Telecom – ao todo, mais de cinco milhões de metros quadrados receberam novas ruas, avenidas, praças e galerias. Já do ponto de vista da estrutura de telecomunicação, todo o Porto Maravilha está sendo cabeado com rede 100% em fibra óptica, estendendo-se ao longo de 95,5 km de malha subterrânea de dutos. Para prestar serviços às operadoras, a TCR se interconecta com as companhias de Telecom e, por meio das fibras, leva os serviços até casas e escritórios.

Para imprimir inteligência a toda essa estrutura, permitindo assim a construção de um ambiente multisserviço, capaz de suportar o tráfego de voz, vídeo e dados, a solução adotada foi a Avaya Fabric Connect. Por meio de uma rede única e simplificada, a plataforma Fabric atende a padrões internacionais de segurança e integração, otimizando a configuração e gestão do ambiente, permitindo a rápida implementação de novos recursos e serviços sempre que necessário. Entre outros diferenciais, a solução segue protocolo SPB (shortest path bridging), o que proporciona uma rede virtualizada e ideal para atender as novas demandas e tendências do mercado e está dentro dos padrões definidos por órgão internacionais, como o IEEE Standards Association.

A solução Avaya Fabric Connect permite ainda simplificar a rede, reduzir o custo operacional e implementar serviços instantaneamente, imprimindo assim uma melhor produtividade e escalabilidade ao ambiente, além de exigir um menor custo de manutenção, oferecendo um melhor retorno sobre o investimento. O novo meio compartilhado de telecomunicações segue um modelo de infraestrutura física e lógica, com tecnologia que permite alta capacidade de conexão e que se adapta às necessidades das operadoras.

“O projeto Porto Novo tem uma grande importância, não somente do ponto de vista dos negócios, como também social. Imagina o impacto que a melhoria da rede tecnológica pode ter para o crescimento de uma região? Hoje, a maioria dos negócios são alocados em áreas que permitem às empresas ter uma infraestrutura digital completa. A escolha da Avaya se deu principalmente em decorrência a sua plataforma escalável, que garante maior estabilidade em longo prazo, já que a ideia é que o projeto Porto Novo continue se desenvolvendo ainda durante os próximos 15 anos”, afirma Yoav Passy, que era coordenador de Planejamento e Engenharia da TCR Telecom na época do projeto.

Para que a região conseguisse de fato expandir sua rede foram construídos três pontos de presença, sendo dois deles para Data Center. Dentro dessa infraestrutura, o Fabric Connect possibilitou a integração de múltiplas aplicações, como voz, vídeo, dados, entre outras. Toda essa interação é estruturada em apenas uma sala, que armazena as informações do sistema e permite um gerenciamento mais assertivo.

De acordo com Alfredo de Moraes Neto, engenheiro de Sistemas da First Tech, essa integração de múltiplas aplicações que a rede permite foi um dos grandes desafios e, ao mesmo tempo, é um dos seus grandes diferenciais do projeto, uma vez que o ambiente não mistura o tráfego das diversas redes VLAN. “Cada prestadora de serviço de Telecom opera com sua própria rede VLAN e, na infraestrutura desenvolvida pela First Tech e Avaya para o Porto Maravilha, todas essas redes passam por uma mesma e única fibra, chegando ao consumidor final por meio de um device que serve para qualquer operadora, facilitando assim a configuração. Outro grande benefício do projeto é a redução de custo pois exige menos equipamentos e investimentos futuros”. Hoje a First Tech continua com atuação junto ao Porto Maravilha, prestando serviços de recuperação e suporte de equipamentos.

“Ter um projeto dessa importância no Brasil é motivo de muito orgulho para a Avaya Brasil, principalmente numa aplicação do Porto Maravilha. Além de ser um projeto de tecnologia, ele também atuou na revitalização da região, tendo um apego social muito grande”, afirma Bertholdi.

Desenvolvimento para o futuro

Como o projeto Porto Novo prevê um desenvolvimento da região em longo prazo, baseado em ações sustentáveis, algumas intervenções continuarão sendo monitoradas e gerenciadas, se adequando ao crescimento da região. Os serviços de coleta de lixo, calçamento e iluminação, por exemplo, serão de responsabilidade do projeto até 2026.

Do ponto de vista tecnológico, o foco será a manutenção de uma boa oferta de rede, aderente às expectativas dos negócios da região, uma vez que o projeto abrange pelo menos 15 anos. Com grande adesão ao cenário tecnológico atual e pronta para o futuro por ser baseada em software, a solução Avaya Fabric Connect segue o protocolo SPB, o que proporciona uma rede virtualizada e ideal para atender as novas demandas e tendências do mercado, como BYOD e Internet das Coisas. É importante também ressaltar que hoje a rede do Porto está configurada para suportar 10 gigabytes e os equipamentos existentes já estão preparados para suportar 100 gigabytes.

“O importante em projetos como esse é saber que com o desenvolvimento, novos desafios tendem a surgir. Tecnologicamente falando, sabemos que a cada dia surge uma novidade, que pode se tornar um diferencial mercadológico. Acredito que com esse planejamento bem estruturado do Porto Novo, o crescimento das empresas que se firmarem na região será incentivado e garantido”, conclui Bertholdi.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *