Por Severian Rocha
Rio, Julho, 2016- Formados por jogadores em cadeiras de rodas o Rio de Janeiro Soccer Power, time de futebol carioca supera desafios e conquista pela segunda vez, vaga na Taça libertadora, que será disputado em Buenos Aires (ARG), para pessoas com deficiências motoras severas.

A modalidade que é a única, permite a inclusão de crianças a partir dos 6 anos, pessoas de qualquer gênero, com deficiência motora severa, tetraplegia, paralisia cerebral, distrofia muscular, entre outros no mesmo time e sem limite etário tem sido motivo de orgulho e referência por todo Brasil. Em especial para os pais, que possuem filhos portadores de necessidades especiais. É o caso de Bruno Fernandes, Presidente do RJPS, que tem um filho cadeirante e ficou emocionado ao participar da cerimônia de entrega das 04 cadeiras motorizadas doada pela LIGHT e Assim Saúde, que aconteceu no Centro Cultural da Light.
“É um momento de muita emoção nessa entrega de equipamentos para o time de Paradesporto, que pratica esporte de cadeiras de rodas de alta performance com uma qualidade, uma ligação com o esporte, muito alta. E consequentemente traz para o atleta uma auto estima, uma produtividade, um poder transformador para todo nós e para a sociedade”.
O esporte foi criado no Canadá e na França no final dos anos 70 e hoje, já é praticado em mais de 30 países. O tetracampeão mundial de futebol Bebeto, que abraçou o time do RJSP também ficou muito emocionado durante a cerimônia: “Esses meninos são guerreiros, é uma lição de vida para todos nós. É um prazer está aqui, poder contribuir com o esporte, com esses garotos que jogam futebol em cadeiras de rodas. É o esporte mais uma vez transformando e dando oportunidades para aqueles que mais necessitam”.
Para a Light, a entrega das cadeiras motorizadas representa disseminar energia, além da forma operacional. “Neste momento falamos da energia que move esses atletas, que modifica a vida dessas pessoas, a energia que modifica realmente a pessoa”, disse o Gerente do Instituto e do Centro Cultural Light, Luis Felipe Younes.