Com o tema Valores Constroem, o Dia Nacional da Construção Social (DNCS) de 2016 será realizado no próximo dia 27 de agosto, em 32 localidades, e visa resgatar conceitos indispensáveis para a convivência em sociedade.
A ação da indústria da construção é destinada à promoção do conceito de responsabilidade social empresarial. O DNCS é um dia de serviço gratuito dedicado exclusivamente aos trabalhadores do setor e seus familiares nas áreas de saúde, lazer, cidadania e educação, além de oferecer atividades recreativas, esportivas e culturais.
Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), e pelo SESI Nacional, com apoio especial do Seconci-Brasil, o evento deste ano visa resgatar conceitos indispensáveis para a convivência em sociedade, como ética, família, saúde, solidariedade, gentileza, respeito, amizade, educação, vida saudável e cultura.
Durante o Dia Nacional serão prestados diversos serviços, como: consulta e exames médicos, vacinação, emissão de documentos, seguro-desemprego, assistência jurídica, orientação na defesa do consumidor, educação para o trabalho, além de recreação infantil, teatro, sorteio de brindes, festival de talentos, sessões de ginástica e campeonato de futebol. Em nove anos, o DNCS já prestou mais de 3,4 milhões de atendimentos, beneficiando mais de 659 mil trabalhadores e familiares do setor da construção. Em 2015, foram realizados mais de 272 mil atendimentos, em 35 localidades do País, atendendo mais de 81 mil pessoas.
“O Dia Nacional da Construção Social é uma alegria para nós empresários e também para os trabalhadores do nosso setor. É um dia para confraternizar e comemorar, em família, as conquistas do trabalho realizado ao longo dos meses”, destaca o presidente da CBIC, José Carlos Martins, que neste ano fará a abertura oficial do evento no Rio de Janeiro. “Cuidar do nosso trabalhador é a nossa missão e fazemos isso com empenho, para que ele se sinta valorizado e motivado a trabalhar na construção do nosso Brasil”, enfatiza Martins.
Em 2016, 32 localidades realizarão o DNCS. São elas: Rio Branco (AC), Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Anápolis (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Cuiabá (MT), Belém (PA), João Pessoa (PB), Teresina (PI), Cascavel (PR), Curitiba (PR), Londrina (PR), Maringá (PR), Rio de Janeiro (RJ), Volta Redonda (RJ), Natal (RN), Mossoró (RN), Boa Vista (RR), Bento Gonçalves (RS), Capão da Canoa (RS), Santa Cruz do Sul/Vale do Rio Pardo (RS), Santa Rosa (RS), Pelotas (RS), Blumenau (SC), Brusque (SC) e Joinville (SC). Cada localidade desenvolverá ações de acordo com a demanda de seus trabalhadores.
Fonte: Boletim CBIC