Dia de Responsa movimenta o Rio de Janeiro com mensagens em prol do consumo inteligente

Rota com a participação de funcionários da Ambev teve início em bares tradicionais do Leblon nesta sexta-feira, 16

Tiveram início nesta sexta-feira, 16, as atividades do Dia de Responsa. A iniciativa, promovida pela  Ambev, tem o intuito de divulgar o consumo inteligente de bebidas alcoólicas. Em sua sétima edição, o Dia de Responsa foi adotado pela Anheuser-Busch InBev (ABI), grupo do qual a Ambev faz parte, e é comemorado em outros 24 países onde a empresa atua. Só aqui no Brasil, a cervejaria mobilizou mais de 32 mil funcionários nas atividades propostas para celebrar a data. Considerando todas as operações da ABI, mais de 155 mil pessoas estão envolvidas em ações para disseminar mensagens importantes para comerciantes e consumidores.

time-ambev-com-seu-pires-do-jobi
Time Ambev com seu Pires, do Bar Jobi.

“Trabalhamos com três mensagens de consumo responsável: não associar bebida e direção, não consumir álcool em excesso e, para os comerciantes, reforçamos que não vendam, nem sirvam ou estimulem o consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos”, ressaltou Pedro Mariani, vice-presidente Jurídico e de Relações Corporativas da Ambev. Acompanhado do diretor regional Rio da marca, João Dahne, e alguns funcionários da marca, Mariani comandou uma ronda que começou nas primeiras horas do dia por bares conhecidos do público no bairro do Leblon.

 

A rota do Dia de Responsa passou pelos bares Cantinho do Leblon, Tio Sam, Belmonte, Chico & Alaíde, Jobi, Bracarense e Desacato, todos no bairro da zona sul carioca. A recepção nestes locais foi simpática e acolhedora. No Belmonte, Pedro Mariani e a equipe Ambev foram recebidos por Antonio Rodrigues, o homem que comanda a rede de bares carioca. Já no Jobi, o papo descontraído – e ao mesmo tempo responsável – foi com o lendário Seu Pires. No Chico & Alaíde, os donos que dão nome ao charmoso bar do Leblon, fizeram festa para receber a equipe da Ambev.

Por onde passavam, os funcionários da Ambev ouviam boas histórias de balcão e colavam os cartazes da campanha. No Bracarense, uma curiosidade: o cartaz foi fixado em cima das mensagens veiculadas nos anos anteriores. “Sempre deixo a mensagem aí para os clientes, eu não tiro”, disse Rosa Tomé, dona do estabelecimento.

time-ambev-posa-em-frente-ao-museu-do-amanha
Time Ambev em frente ao Museu do Amanhã.

No Dia de Responsa, os funcionários da companhia, incluindo o presidente da empresa e a diretoria, saem às ruas para visitar bares, restaurantes, supermercados e distribuir materiais informativos à população sobre a importância do consumo moderado e os riscos do uso indevido de bebidas alcoólicas. “O nosso grande desafio é fortalecer no país a cultura da moderação. Na Ambev, temos um mantra que sempre repetimos e que vale reforçar novamente: não nos interessa o lucro proveniente do consumo indevido de nossos produtos”, afirmou Bernardo Paiva, presidente da empresa. Além dos próprios colaboradores, uma ampla rede de parceiros da Ambev também é acionada no Dia de Responsa. Participam dessa mobilização nacional artistas, atletas, personalidades da web, ONGs e associações.

No Estado do Rio de Janeiro, os 5.462 colaboradores da companhia estão envolvidos na ação e mais de 63.500 pontos de vendas serão visitados durante o mês de setembro.

O Instituto Enraizados, ONG parceira desta ação, promoverá no sábado, 17, o 5º Festival Caleidoscópio – Edição Dia de Responsa, cujo o tema central é a ‘Qualidade de Vida’. O evento tem início às 10h, com diversas atividades na Praça do Morro Agudo, em Nova Iguaçu. O público poderá participar e acompanhar oficinas, desfiles de moda, batalhas de MCs e se informar sobre consumo inteligente. Mais de 100 artistas e 50 voluntários – participantes do curso prático de produção de eventos culturais, CPPEC, promovido pelo Instituto Enraizados – estão envolvidos na ação, que levará 12 horas de música, arte e ativismo, reunindo expressões artísticas variadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *