Porto do Açu participa de 9ª Conferência Internacional de Engenharia Costeira e Portuária em Países em Desenvolvimento

Evento que reúne profissionais renomados do setor incluirá dois painéis sobre o empreendimento

Rio de Janeiro, Outubro de 2016 – O Porto do Açu é um dos participantes da 9ª Conferência Internacional de Engenharia Costeira e Portuária em Países em Desenvolvimento (PIANC-COPEDEC), que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 16 e 21 deste mês. O tema desta edição é “Aperfeiçoando o Transporte Aquaviário e o Desenvolvimento Costeiro – O desafio de alcançar soluções integradas”. A PIANC-COPEDEC é uma oportunidade para que os profissionais das áreas de engenharia costeira, portuária e de navegação se reúnam e compartilhem experiências e conhecimento.

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Programa de monitoramento de tartarugas marinhas desenvolvido pelo empreendimento, com apresentação dos resultados de 2011 a 2016, é destaque na PIANC-COPEDEC 2016.

O Porto, que é um dos patrocinadores da conferência, vai contar com um estande no evento. No local, os visitantes poderão conhecer detalhes da construção e os desafios enfrentados. Entre os marcos do empreendimento está a construção do canal do Terminal 2, quando, pela primeira vez no mundo, uma draga iniciou a abertura de um canal em mar aberto, sem a construção de uma estrutura de proteção. O canal, que já está concluído, possui 6,5 km de extensão, 300 metros de largura e profundidade entre 10,5 e 14 metros.

O Porto do Açu ainda será citado em dois painéis ao longo da conferência. O primeiro será ministrado pela oceanógrafa Carolina Brandl, analista de Meio Ambiente do Porto, que vai falar do programa de monitoramento de tartarugas marinhas desenvolvido pelo empreendimento, com apresentação dos resultados de 2011 a 2016.  A outra palestra será conduzida por Leopoldo Franco, especialista em quebra-mares e que participou da construção das estruturas no Porto do Açu. Foi a primeira vez no Brasil que quebra-mares foram construídos utilizando a tecnologia de blocos de concreto, comum na Europa e nos Estados Unidos. Com esta tecnologia, há uma redução no uso de pedras, além de possibilitar que o quebra-mar seja também utilizado como píer. Este é o caso do Terminal de Petróleo do Porto do Açu, que foi construído no próprio quebra-mar do terminal.

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Fazenda Caruara, a maior unidade de conservação privada de restinga do país.

Artigos dos dois temas serão publicados, ao final do evento, em um livro online que reunirá todos os assuntos discutidos na conferência. O material ainda incluirá um terceiro artigo envolvendo o Porto do Açu, escrito pelo engenheiro florestal do empreendimento, Daniel Nascimento. O texto trata sobre recomposição de florestas litorâneas e apresenta a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Caruara, a maior unidade de conservação privada de restinga do país, criada e mantida voluntariamente pelo empreendimento.

“Estamos muito satisfeitos em participar da conferência. É um orgulho para nós compartilhar o que temos desenvolvido dentro do Porto do Açu. Com certeza, temos muito a trocar com outros profissionais qualificados do setor costeiro e portuário que estarão no evento”, afirmou Ideraldo Luiz Goulart, diretor de operações do Porto do Açu.

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