Aço e Minério
Outubro, 2016 – A Bosch, empresa alemã reconhecida internacionalmente em diversos nichos produtivos industriais, como automotivo, energia, máquinas e equipamentos entre outros aproveitou o 24 Congresso Mundial de Mineração realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração- IBRAM, que aconteceu no Rio, para mostrar para empresas, executivos, clientes e profissionais do setor mineral, seus novos equipamentos que são destaques na indústria da mineração, em especial, nas mineradoras do Chile, onde na ocasião, foi implementado um projeto piloto.
Num mercado com perspectivas de um futuro economicamente amplo pela frente, o setor de mineração no Brasil, somente em 2015 gerou U$$ 38 bilhões em produção e diversificação de suas atividades, o que continua atraindo grandes empresas para investimentos. Aproveitando a ocasião do cenário, o Jornal da Construção Civil entrevistou Alberto Abdu, Diretor de Desenvolvimento de Negócios Mineração e Siderurgia da Bosch.
JCC- Conte um pouco da Bosch? Em especial no setor de Mineração?
Alberto Abdu – O segmento de mineração é muito estratégico para a Bosch, por isso a empresa conta com um amplo portfólio voltado para suprir as demandas. Temos produtos focados no desenvolvimento do mercado de mineração e que vão de encontro com os principais pontos a serem superados, como segurança no trabalho, aumento da produtividade, economia operacional, automação, eficiência energética e redução das emissões. Além, é claro, da busca por mão de obra especializada.
JCC – Essa palestra durante, o 24º Congresso de Internacional de Mineração, a empresa apresentou para o mercado, novos produtos? Já são usados no Chile?
Alberto Abdu – Sim. A Bosch com seu “DNA” em inovação trouxe para o evento, não apenas seus produtos correntes, mas também várias inovações e provas de conceito que estão sendo testadas aqui no Brasil e também no Chile. Todas estas inciativas têm como objetivo garantir que grandes problemas atuais nas operações possam ser solucionados com uma abordagem “fora da caixa”, de maneira inovadora e aplicando, por vezes, toda a alta tecnologia já disponível na área automotiva em que a Bosch é pioneira em várias soluções.
Para o WMC apresentamos as seguintes soluções:
- Válvulas guilhotinas para fechamento/isolamento de silos minerais
- Sistemas de evacuação para barragens de rejeitos: emergência e alerta
- Sistemas de vídeo monitoramento (com IVA visando automação) para processos na mina e usina
- Motores hidráulicos substituindo moto-redutores em várias aplicações
- Alimentadores Inteligentes
- Start-Stop para Caminhões fora de estrada
- Sistema de Bloqueamento Remoto de Estações Elétricas para Manutenções em Equipamentos
- Monitoramento/sensoriamento de roletes de correias transportadoras
JCC – Deixe uma mensagem da Bosch?
Alberto Abdu – “ Na indústria da mineração, o sucesso requer visão de longo prazo. São necessárias soluções tecnológicas inovadoras e 100% confiáveis. Ao buscar resultados e pensar em inovação: Pense Bosch na Mineração!