Empresa comemora sua história de sucesso e tem expectativas positivas para o futuro. Para isso, prepara expansão dos negócios em todas as regiões do país
A Mizumo – referência em sistemas que tratam e reaproveitam esgoto sanitário e integrante do Grupo Jacto – chega aos 15 anos de atividades com muito a comemorar: mais de 1.850 projetos instalados, que contribuem com o setor de saneamento básico e consolidam sua história em defesa do meio ambiente. E para marcar a data, a empresa amplia a linha de produtos, reforça a equipe de representantes e tem expectativas de crescimento em termos regionais e de resultados.
Por estar inserida numa área de negócios de grande potencial e de elevada relevância para o desenvolvimento socioeconômico do país, mesmo com a atual conjuntura, as projeções e o planejamento da marca para 2016 estão mantidos. “Novos contratos já estão em andamento e outros devem se concretizar em breve. Por isso, esperamos manter a média de crescimento de faturamento registrada nos últimos anos, em torno de 15% ao ano”, informa Hélcio da Silveira, diretor da Mizumo.
A proximidade com os principais clientes, entendendo suas dificuldades e adequando a proposta de valor ao atual momento econômico, tem sido fundamental para os resultados da empresa. “Estamos preparando as bases para os períodos de desenvolvimento que virão. Já iniciamos o Planejamento Estratégico, quando discutimos os próximos investimentos, pois pensar em longo prazo é uma das características do Grupo Jacto, do qual a Mizumo faz parte. Desse modo, sem ignorar a situação atual, vislumbramos boas perspectivas”, observa Silveira.
Expansão de negócios e de portfólio
Faz parte das metas da Mizumo a expansão dos negócios em todas as regiões, por meio da ampliação da área comercial, contando com profissionais que compartilhem os valores da companhia. Essa ação tem aumentado a presença da marca em diferentes mercados, garantindo sua continuidade como referência em saneamento. São diversos projetos em andamento, em segmentos como habitação, indústria, agronegócio e hospitais, do Amazonas ao Rio Grande do Sul.
Além disso, a Mizumo anuncia a chegada ao mercado do Mizumo MF, novo sistema compacto para tratamento de esgoto sanitário, destinado a projetos residenciais – urbano e rural – e pequenos estabelecimentos comerciais, que atendem de seis a 10 pessoas. Modular, possui apenas três peças, que podem ser dispostas como um jogo de montar, o que permite atender a diferentes quantidades de pessoas e obter eficiência do tratamento biológico do esgoto de 60%, 80% e 90% – sendo a última com possibilidade para o reúso para fins não nobres – conforme determina a resolução 430/2011 do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Em todos esses anos, a Mizumo somou grandes feitos, desde a expedição ao Japão, em busca da melhor tecnologia; a adaptação dos equipamentos às normas e cultura brasileiras; os primeiros contratos; as parcerias com grandes concessionárias; o valor dos colaboradores; até chegar à criação da verdadeira identidade da organização: uma empresa de projetos de estações compactas de tratamento de esgoto, com serviços de qualidade e equipe compromissada com os clientes.
Na avaliação do diretor da empresa, o mercado de saneamento tem evoluído, mas ainda há um longo caminho pela frente. O conceito de tratamento de esgoto sanitário, atualmente, chama à responsabilidade a população e os setores público e privado. Grandes instituições, associações e empresas fazem um sério trabalho de conscientização e cobram ações em favor da universalização do serviço. “O Brasil conta com rigorosa legislação no setor e deveria investir em corpo técnico para fiscalizar as instalações sanitárias dos inúmeros empreendimentos em todas as regiões. Como empresa, a Mizumo vem trabalhando para melhorar o ambiente em que vivemos e contribuindo para que o país cresça de forma sustentável nos próximos anos”, finaliza Silveira.