Saúde
Novembro, 2016 – O Sinduscon–CE, por meio do Programa Obra Segura, está promovendo ações de sensibilização dos trabalhadores da construção civil sobre o câncer de próstata.
Desde o início da campanha, já foram realizadas 12 oficinas nos canteiros de obras, beneficiando mais de 1400 operários. A expectativa dos organizadores é promover 18 ações somente no mês de novembro. As oficinas são ministradas por profissionais de saúde do Serviço Social da Indústria (SESI) e ocorrem das 7h às 8h.
Os trabalhadores com mais de 40 anos de idade recebem encaminhamento para consulta com o urologista, no SESI da Parangaba, e exame de PSA, medido por meio do exame de sangue, nas Unidades do Laboratório Clementino Fraga. Todos os procedimentos são gratuitos. O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Em 2016, mais de 61 mil novos casos da doença serão registrados no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Por ano, são mais de 13 mil mortes: uma a cada 40 minutos. A campanha Novembro Azul, criada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, tem o objetivo de orientar a população masculina sobre a doença e os exames que o homem deve fazer. Devido a importância do tema, o Sinduscon-CE pretende estender a campanha pelos próximos meses, promovendo a realização de 50 oficinas e beneficiando cerca de 6 mil trabalhadores.
Fonte: Boletim CBIC