Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/jornald3/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/jornald3/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the broken-link-checker domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/jornald3/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
FNE defende nacionalização dos investimentos da Petrobras em reunião da Frente Parlamentar da Engenharia na Câmara dos Deputados – Jornal da Construção Civil

FNE defende nacionalização dos investimentos da Petrobras em reunião da Frente Parlamentar da Engenharia na Câmara dos Deputados

Em reunião realizada nesta quinta-feira (9/2) senadores, deputados e entidades representativas da engenharia, dos trabalhadores e do setor industrial criticaram a decisão da Petrobras de excluir empresas brasileiras da licitação para retomada das obras do Comperj, no Rio de Janeiro

 

FNE PETROBRAS

O presidente da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), Murilo Pinheiro, fez nesta quinta-feira (9/2), na Câmara dos Deputados, a defesa da participação da engenharia nacional e das empresas que atuam no Brasil nos projetos da Petrobras.

Presente à segunda reunião da Frente Parlamentar Mista da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, ele ressaltou ser necessário assegurar que haja competição, mantendo-se a política de conteúdo local e sem excluir as companhias que têm expertise no país.

A avaliação do presidente da FNE vem após a Petrobras ter decidido, em janeiro, retomar as obras para a conclusão do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) abrindo licitação restrita a empresas estrangeiras, não permitindo a empresas brasileiras participarem da concorrência.

Outra questão em debate no país é a definição do percentual de contratação de conteúdo local a ser exigido para as próximas rodadas de leilões de petróleo e gás.

As preocupações levantadas por Murilo Pinheiro foram o ponto central da discussão da Frente Parlamentar realizada nesta quinta-feira, que se estendeu por cerca de quatro horas.

Como encaminhamento sobre o tema, o presidente da Frente Parlamentar da Engenharia, Infraestrutura e Desenvolvimento Nacional, Ronaldo Lessa (PDT/AL), anunciou a formação de um grupo, com participação da FNE, para gestões junto aos ministros da Casa Civil e do Ministério de Minas e Energia. O grupo defenderá, junto aos membros do governo federal, uma política de conteúdo nacional que contemple os interesses nacionais de geração de conhecimento, tecnologia e empregos da mão de obra nacional.

Durante a reunião da frente, foi decidida também a realização de uma audiência pública específica para debater a postura da Petrobras de exclusão de empresas brasileiras dos programas de investimento. “Faremos uma audiência para debater essa licitação a Petrobras. As entidades patronais e de classe da engenharia estão preocupadas em relação a isso”, comentou o deputado Lessa.

Vocação da Petrobras – Em reunião lotada, parlamentares, engenheiros e empresários, fizeram defesa veemente da nacionalização dos investimentos da Petrobras, pedindo que a companhia reverta a decisão e permitindo às empresas brasileiras a participação na licitação de obras de conclusão do Comperj.

A senadora Lídice da Matta (PSB/BA) fez um apelo ao resgate da vocação da companhia petrolífera. “Temos centenas de engenheiros que estão sem poder se reposicionar no mercado de trabalho. A Petrobras foi criada pelo ideal do nacionalismo e, agora, não pode ser uma obstrução à participação das empresas brasileiras.”

Presente ao encontro, o diretor jurídico da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Leonardo Urpia, lembrou que a atuação da Petrobras está relacionada ao investimento, à geração de conhecimento e à segurança energética.

A reunião da frente que irá discutir a situação da Petrobras será realizada após o Carnaval em data a ser definida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *