Maio, 2017 – As obras de restauração e recuperação estrutural da centenária Ponte Pênsil, em São Vicente (SP), executadas pela Concrejato Obras Especiais para o Departamento de Estradas de Rodagem – DER-SP, foram destaque na terceira edição do prêmio ACHE Engenharia, promovido pela Asociación Científico-Técnica del Hormigón Estructural (ACHE), em Madri, Espanha. O projeto, de autoria do escritório ENGETI Consultoria e Engenharia associado à empresa espanhola FHECOR Ingenieros Consultores, foi premiado na categoria Recuperação Estrutural pelo júri formado por representantes da ACHE e instituições como a Faculdade de Engenharia Civil da Universidade Politécnica de Madrid, Escola de Engenharia Civil da Universidade de La Coruña, Instituto de Ciências da Construção Eduardo Torroja, Faculdade de Engenharia Civil e Conselho Superior de Arquitetos.
Concrejato realizou manobra pioneira no Brasil para substituição de cabo
Durante as obras foram substituídos os 16 cabos da ponte, sendo oito de cada lado em dois níveis diferentes. A manobra havia sido realizada anteriormente apenas quatro vezes em todo o mundo e foi pioneira no Brasil.
Maria Aparecida Soukef, Diretora Operacional da Concrejato e responsável pela execução da obra com o engenheiro Renato Encinas Lopes, lembra que um dos principais desafios da obra foi a execução de uma ponte auxiliar, paralela à existente e também pênsil, com cabos provisórios. O trabalho exigiu que a Contemat Geotecnia executasse fundações em estaca do tipo raiz em uma área exígua. “A Concrejato também executou blocos provisórios para suportar essa nova ponte já existente e a obra foi executada sem interrupção de tráfego da via”, acrescenta.
A cerimônia de premiação será realizada durante o encerramento do VII Congresso da ACHE, que acontece em La Coruña entre 20 e 22 de junho de 2017.