FGTS Financia obras do túnel Charitas-Cafubá em Niterói

Túnel foi aberto ao tráfego de veículos sábado (06) e vai beneficiar 160 mil pessoas

Maio, 2017 – A Prefeitura de Niterói abrirá, sábado (06), o túnel Charitas-Cafubá, que liga a Zona Sul da cidade e a Região Oceânica. As obras receberam investimentos de R$ 292 milhões, por meio de financiamento da Caixa Econômica Federal com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), e outros R$ 17,5 milhões de contrapartida da Prefeitura Municipal.

TUNEL NIKITI
Túnel Charitas-Cafubá, Niterói-RJ. Divulgação

A maior parte do investimento foi destinada à perfuração do túnel, correspondente a 61% dos recursos. O túnel conta com duas galerias (uma em cada sentido), com 1.350 metros de extensão e três pistas, sendo duas para carros, uma faixa exclusiva para ônibus do sistema BHS, além de ciclovia.

A obra, que beneficiará diretamente 10 (dez) bairros e uma população estimada de 160 mil habitantes, se destaca por sua importância para a mobilidade urbana de Niterói e é referência em sustentabilidade e segurança para os usuários. Entre as melhorias, foram realizados alargamento de vias, construção de estações e do túnel sob o maciço existente entre os bairros Cafubá e Charitas, que reduzirá as distâncias entre os bairros de 18 km para 9,3 km.

“Essa obra é muito importante para dar mais qualidade de vida à população de Niterói, com a redução de tempo nos deslocamentos e também para melhorias na infraestrutura da cidade”, afirma a vice-presidente de Fundos de Governo e Loterias da CAIXA, Deusdina Pereira.

Outros detalhes:

O túnel conta com 1.100 lâmpadas de LED e sistema de exaustão com 16 ventiladores, além de 40 câmeras, seis painéis de mensagens, 80 interfones de emergência e 200 sinalizadores de evacuação de área. O moderno sistema de sonorização para emergências conta com 252 megafones, sendo 120 em cada galeria e mais quatro em cada porta de saída de emergência, com seis conjuntos de amplificadores.

As galerias do túnel homenageiam duas personalidades de Niterói. O jornalista e escritor Luís Antônio Pimentel dá nome à passagem Cafubá-Charitas, e o ex-prefeito João Sampaio batiza o trajeto Charitas-Cafubá.

Fonte: Imprensa/CEF-RJ

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *