Junho, 2017 – A construção da nova ponte da Avenida Zumbi dos Palmares, que vai ligar o Barroco à orla de Itaipuaçu, entrou em nova fase. Após a retirada da antiga estrutura antiga, foram finalizadas as cabeceiras e ontem, terça-feira (06/06), começaram a ser instaladas as vigas pré-moldadas protendidas. As peças são feitas de concreto e contam com os chamados “elementos de protensão”, que são cabos ou vergalhões que passam por dentro do molde, melhorando a resistência e o comportamento sob condições de carga. A escolha desse modelo também permite vãos maiores – sem a necessidade de pilares – além de reduzir o consumo de concreto e aço por conta da maior resistência. O prefeito Fabiano Horta acompanhou a instalação das primeiras vigas, operação que exigiu o uso de guindaste e de uma lança. “Hoje a ponte recebeu essas vigas de sustentação e, até o fim do mês, vamos inaugurar essa importante passagem litorânea de Itaipuaçu”, afirmou.
Quem mora perto gostou do que viu. “A obra da ponte e a da Praça do Barroco valorizaram a minha pousada. Essa ponte tem uma bela estrutura e está melhorando o local”, avaliou o comerciante e morador do bairro Benito Chirollo, de 81 anos, 25 deles ali. O cronograma segue dentro do previsto. “Essa fase da obra já pode ser considerada a conclusão, pois estão sendo feitas duas etapas ao mesmo momento: a superestrutura e a mesoestrutura”, explicou o engenheiro da Secretaria de Obras e responsável pela obra, Jorge Heleno. “Dentro de uma semana estas duas etapas estarão concluídas e partiremos para finalizar”, completou.
A ponte terá 27 metros de vão livre, 10,5 metros de largura, estacas metálicas profundas na fundação, estrutura pré-moldada, duas faixas de rolagem para veículos de mão dupla e dois passeios de pedestres protegido com barreiras. Ao lado do canteiro de obras foi construída uma passagem para pedestres. Enquanto durar a obra, os veículos devem fazer um desvio de 1.800 metros e seguir pela 36 para chegar à praia. O acesso fica na Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um).
Fonte: Imprensa/Prefeitura de Maricá-RJ