Empresa de Sertãozinho/SP utiliza CLPs da multinacional japonesa Mitsubishi Electric em usinas de açúcar, etanol e similares, aumentando a confiabilidade do sistema
Barueri (SP) – Com o uso de CLPs (Controladores Lógico Programáveis) em usinas de açúcar, etanol e similares, a empresa TGM Turbinas, sediada em Sertãozinho/SP e especialista em soluções para energia elétrica e renovável, mostra que é possível oferecer ao mercado uma solução inovadora utilizando uma tecnologia já existente e adaptada para aplicações no mercado de geração de energia para turbinas e redutores.
Com esse desafio de buscar inovação por meio do aprimoramento no desenvolvimento dos produtos, a TGM Turbinas procurou a Mitsubishi Electric, por meio do integrador AG Automação. “Os sistemas de energia exigem um alto grau de confiabilidade e precisávamos de soluções que nos permitissem trabalhar de forma ininterrupta, agregando ainda funções que contribuíssem para um alto desempenho dos equipamentos”, afirma Alexandre Roma, Gerente de Operações, Pesquisa e Desenvolvimento da TGM.
Diante do desafio apresentado, a AG Automação conduziu a implantação dos CLPs (Controladores Lógico Programáveis) série Q, da Mitsubishi Electric nas soluções da TGM Turbinas. “O uso de CLPs nos segmentos de usinas de açúcar, etanol e similares é algo comum, mas o produto Mitsubishi se mostrou um grande diferencial de nossos equipamentos por aumentar velocidade de processamento e a confiabilidade do sistema, isso principalmente associado à um preço competitivo e com desempenhos igual ou superior aos concorrentes”, afirma o gerente.
O envolvimento da Mitsubishi Electric e da AG Automação na área de P&D da TGM também foi imprescindível para o sucesso da parceria. “Foi possível viabilizar os projetos com custo acessível e embarcar tecnologia de ponta, permitindo várias funções diferentes como integrar com diversos dispositivos de campo ou gerenciar o acionamento das turbinas automaticamente, tornando os produtos da TGM Turbinas competitivos financeiramente, mesmo sendo tão complexos”, finaliza Roma.
Mesmo com a crise no setor, a TGM demonstra clara intenção em aumentar gradativamente a parceria com a Mitsubishi Electric. “Como nossa equipe conta com profissionais que tem desenvolvido projetos com membros da equipe da TGM Turbinas quando alguns destes trabalhavam em outros fabricantes de turbinas, o envolvimento no desenvolvimento dos projetos é sempre assertivo, tendo plenas condições de sustentar o crescimento da parceria”, afirmam Guilherme Mizuno e Alexandre Sawamura, proprietários da AG Automação.
Saiba mais em: www.mitsubishielectric.com.br/ia