Estudo será lançado na painel da Câmara de comunicação da ABES
Setembro, 2017 – A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária – ABES lançará, nesta terça-feira, dia 3 de outubro, o Ranking ABES da Universalização do Saneamento. O lançamento acontecerá às 14h, no painel da Câmara de Comunicação no Saneamento – Auditório 7 do Congresso ABES Fenasan 2017. O Congresso promove discussão nacional do setor de saneamento com presença de várias autoridades, em São Paulo, de 2 a 6 de outubro.
Participam da abertura e das discussões o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, o senador Jorge Viana, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, e o deputado João Paulo Papa, entre outros. Serão cerca de 5 mil congressistas, entre profissionais do setor, acadêmicos e estudantes, e 20 mil visitantes na Fenasan. NO dia 3 será lançado o estudo “Ranking ABES da Universalização do Saneamento”.
Foram avaliados 231 municípios, nos itens abastecimento de água, coleta de esgoto, tratamento de esgoto, coleta de lixo e destinação de resíduos. E estes foram classificados em 3 faixas, considerando-se também os números de internações por doenças advindas da falta de saneamento.
As 3 faixas são:
1. rumo à universalização: 14 cidades
2. compromisso com a universalização: 41
3. primeiros passos: 176
O estudo demonstra a relação direta entre saneamento e saúde, pelo número de internações advindas de doenças ocorridas por falta de saneamento.
Para mais detalhes sobre o evento acesse em http://www.abesfenasan2017.com.br/
Fonte: Imprensa/ABES