Por Severian Rocha
Outubro, 2017 – Utilizadas na iluminação pública, nos prédios públicos, em empreendimentos comerciais e residenciais, a febre positiva das lâmpadas e luminárias de led se tornou uma realidade no país. Além da praticidade nas instalações, os consumidores brasileiros, ao utilizarem as lâmpadas e luminárias de led, obtém redução do consumo de energia, ou seja: conta de luz fica mais barata no final do mês.
O Jornal da Construção Civil(site), atento ao movimento do setor conversou com o Roberto Aimi, diretor executivo da Tramontina, empresa referência nacional que atende vários nichos de mercado com produtos para Construção Civil – Casa, Jardim, Ferramentas Profissionais, Material Elétrico e, que recentemente abriu em algumas cidades do país, um novo conceito de lojas, as TSTORE. Além de lançar vários modelos de luminárias para atender a demanda crescente do mercado interno e externo.
Entrevista Especial
JCC – Nestes últimos anos, muitas empresas tiveram que reinventar suas ações comerciais. Umas focaram no mercado externo, outras reduziram suas áreas de atendimento em algumas regiões ou até fecharam algumas lojas físicas. A Tramontina parece que foi o contrário, abriu várias lojas TStore pelo país. Conte um pouco sobre ?
Roberto Aimi – Tramontina – Com 106 anos, a trajetória da Tramontina sempre foi marcada pela vocação industrial. A empresa iniciou investimento no varejo em outubro de 2013, com a primeira Tstore Tramontina no Rio de Janeiro. O ponto de venda na Casa Shopping, marcou um novo conceito e posicionamento da empresa, inaugurando uma espécie de laboratório para a marca, que busca recriar a experiência de compra. Hoje são sete Tstores no país (três no Rio de Janeiro, duas em São Paulo, uma em Farroupilha (RS) e uma em Salvador), duas no exterior – Chile e Colômbia -, além de atuação varejista junto à sede em Carlos Barbosa. Todas seguem a mesma identidade visual e projeto arquitetônico planejado para valorizar a diversidade de produtos e aguçar o prazer de fazer bonito a qualquer hora do dia. O ambiente trabalha com os sentidos dos consumidores a partir de serviços diferenciados de DNA olfativo e auditivo. O mix é dividido em diferentes mundos: cortar, equipar, servir, festejar, preparar, surpreender, temáticos e mobiliar. Reforçam o compromisso da Tramontina em se aproximar do consumidor final em espaço cuidadosamente desenhado não apenas para proporcionar vendas, mas uma experiência de compra e marca.
JCC – Qual o foco dessas lojas? Utilidades domésticas ou o cliente pode encontrar material elétrico, ferramentas e outros produtos da empresa ?
Roberto Aimi – Tramontina – As T stores, lojas próprias da Tramontina, foram criadas especialmente para valorizar a diversidade de produtos e aguçar o prazer de fazer bonito a qualquer hora do dia – seja por meio de utensílios e equipamentos para cozinha, eletros, ferramentas para agricultura, jardinagem, manutenção industrial e automotiva, veículos utilitários, construção civil, além de materiais elétricos e móveis de madeira ou plástico. Nas lojas localizadas no Rio Grande do Sul é possível encontrar o mix completo de produtos Tramontina. Nas demais regiões, o foco é utilidades domésticas e eletros.
As unidades reúnem ideias para abrir a casa com beleza, estilo e afeto, oferecendo verdadeiras experiências de compra. Nelas, é possível perceber a setorização dos mix da marca, que conta hoje com mais de 18 mil itens. São divididos em diferentes mundos: cortar, equipar, servir, festejar, preparar, surpreender, temáticos e mobiliar.
JCC – Em todas as lojas de ferragens/material de construção do Brasil encontramos produtos da Tramontina. As lojas TStore concorrem com essas lojas do varejo de rua? Ou essas lojas servem mais para fortalecer a marca da empresa junto ao consumidor – uma forma de se modernizar ?
Roberto Aimi – Tramontina – As T stores Tramontina foram desenhadas para promover experiência de compra e marca. É lá onde o consumidor conhece a diversidade de produtos, participa de workshops e, nas lojas do RS, personaliza produtos como as facas. Um espaço que privilegia o contato com o consumidor e reforça o compromisso da Tramontina em fazer parte da vida das pessoas, seja na mesa preparada para o jantar, no bolo recém saído do forno, no café coado para acompanhar uma conversa, nos reparos da casa ou no jardim decorado para receber os amigos. São sensações como essas que a Tramontina quer despertar em quem passa por suas lojas conceito, muito além de simplesmente proporcionar a venda.
JCC – No momento, no Brasil se fala muito em soluções e inovações sustentáveis. Sabemos que a empresa está investindo bastante nas luminárias e lâmpadas de Led. Essas lâmpadas produzidas e desenvolvidas pela Tramontina seguem essa linha de produto sustentável ?
Roberto Aimi – Tramontina – Sem dúvida, o crescimento da tecnologia LED no país está fortemente apoiado em dois fatores determinantes: a economia de energia que proporcionada (cerca de 85%) e, que impacta diretamente na conta de luz do consumidor e a durabilidade do produto em torno de 25 mil horas.
Para mais detalhes acesse: www.tramontina.com.br