Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the ad-inserter domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/jornald3/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the cookie-law-info domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/jornald3/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the broken-link-checker domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/jornald3/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Piso vinílico é a melhor escolha para projetos ecologicamente corretos – Jornal da Construção Civil

Piso vinílico é a melhor escolha para projetos ecologicamente corretos

Junho, 2018 – Muito se tem falado sobre a utilização de produtos sustentáveis no segmento da decoração e arquitetura de interiores. Uma opção realmente ecológica é a especificação de revestimentos vinílicos, como as linhas Wood Planks, EcoCLick, EcoContract, EcoContract Stripes, EcoHome, EcoCorp e EcoRock, da ePiso. Estes revestimentos são produzidos a partir de matéria prima reciclada e também são recicláveis. Além disso, todas as linhas têm certificação ISO 9001 e ISO 14001, uma norma internacionalmente reconhecida que define o que deve ser feito para estabelecer um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo e que tem o objetivo de criar o equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental.

A reciclagem do PVC não é uma novidade. Acontece desde o início da sua produção e vem sendo ampliada em todo o mundo em função do crescimento populacional e do aumento do poder aquisitivo, embora se trate de um produto com longa durabilidade. Para ter uma ideia, 64% dos produtos de PVC têm vida útil entre 15 e 100 anos. Entre eles estão os pisos vinílicos e demais materiais utilizados no segmento da construção.

De acordo com a pesquisa “Monitoramento do Índice de Reciclagem Mecânica do PVC no Brasil”, realizada pelo Instituto do PVC, o índice de reciclagem do PVC no Brasil vem se mantendo em um patamar similar ao dos países da União Europeia, que é de 24,1%.

Uma pesquisa encomendada pelo Instituto do PVC mostra que a indústria brasileira de reciclagem mecânica reciclou 17,1% do total de PVC pós-consumo gerado em 2014, ou seja, foram recicladas 22,9 mil toneladas das 134,2 mil toneladas geradas naquele ano.

Outro estudo revelou os benefícios dos plásticos para o meio ambiente quando são utilizados em setores industriais estratégicos para a economia brasileira, como o automotivo, da construção civil e têxtil. Desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Avançados de Gestão de Produção (SAGE/COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, calculou as emissões de CO2 equivalentes (CO2-eq) evitadas e evitáveis pelo uso de produtos plásticos em substituição a outros materiais tradicionais. Iniciada em 2013, a pesquisa constatou que o plástico pode contribuir para a redução das emissões de CO2 na atmosfera.

Estes índices poderiam ser ainda mais representativos com a intensificação de sistemas de coleta seletiva de resíduos pós-consumo. O Brasil tem 5.565 municípios, dos quais apenas 443, ou seja, 8%, contam com algum tipo de coleta seletiva e, invariavelmente, deficiente. Ainda assim, a reciclagem de plásticos no Brasil é uma realidade que gera empregos e renda.

Os segmentos da construção civil e arquitetura são responsáveis pelo consumo de mais de 60% do mercado brasileiro do PVC. Onde existe modernidade e conforto existe o PVC, um material atóxico, leve, sólido, resistente, impermeável, estável e que não propaga chamas. Tem qualidades que o tornam adaptável a múltiplos usos, da garrafa ao piso vinílico. Já é o principal elemento das grandes edificações (residenciais e comerciais) nos países do primeiro mundo.

Mais informações acesse em  www.ePiso.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *