Por Pau Abelló, presidente da Roca Brasil
Fevereiro, 2019 – Neste ano completamos duas décadas de Roca Brasil. Durante esse período, a operação que realizamos com nossas marcas nos permitiram alcançar o reconhecimento dos brasileiros e as conquistas nos motivam a prosseguir com grande convicção em 2019.
Além dos resultados de nosso trabalho, dados do setor reforçam nossa confiança com a retomada do crescimento no Brasil e, em especial, no setor da construção civil. Em uma perspectiva de vendas divulgada no início de 2019, a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) estima que as vendas de materiais de construção no país devem apresentar um crescimento na ordem de 2%. Para meios de comparação, 2018 terminou com uma alta de 1,2%, revelando um patamar inferior previsto no início do ano passado. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) também reforçam nossas convicções à medida que também estimam que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor deve apresentar elevação de 1,3% em 2019.
O setor de construção tem um impacto importante na geração de empregos, sendo fundamental uma política consistente de incentivo ao setor construtivo, em especial com a ampliação de linhas de crédito atrativas para o consumidor e o setor industrial. A Roca Brasil não deixou de investir e, em 2019, não será diferente. Neste ano, planejamos aumentar os investimentos na ordem de 25% em relação ao período anterior. Gostamos sempre de salientar que, mesmo com a
difícil realidade do Brasil no ano passado, 2018 já foi um ano
que investimos em um patamar superior aos anteriores.
Atentos às oportunidades do mercado, a inauguração da primeira fábrica de assentos sanitários no Brasil, em Jundiaí (SP), em novembro passado, é uma amostra dos investimentos que refletem a nossa confiança no Brasil. Como líder nacional em louças sanitárias, detectamos uma excelente oportunidade no mercado brasileiro: como já atuamos em todas as frentes de produtos para banheiros, enxergamos essa estação fabril uma grande oportunidade para crescer no segmento. Com a inclusão do segmento de assentos, a Roca Brasil passou a ser a única empresa no país a oferecer todas as soluções para o banheiro.
Em 2019, planejamos investir em quase todos os departamentos da Roca Brasil, que inclui nossas oito operações fabris em todo o país. A empresa possui parques industriais em Jundiaí (SP), Santa Luzia (MG), Serra (ES), Vitória de Santo Antão (PE) e Recife (PE).
Em linhas gerais, nosso foco nos coloca na continuidade de desenvolver e lançar produtos que atendam às necessidades e, sobretudo, aos perfil e hábitos de consumo do brasileiro quando o assunto é banheiro. Nossos investimentos igualmente contemplam melhorias que nos garantam cada vez mais o orgulho de contar com fábricas plenamente seguras e sustentáveis em todos os aspectos.
Nossa história mundial e o conhecimento de mercado nos últimos 20 anos nos permite lançar no Brasil produtos inovadores e tecnologias diferenciadas, desenvolvidos nos laboratórios e departamentos de design corporativo da Roca, uma gama de produtos que atendam às expectativas do mercado interno. Atentos às expectativas do nosso consumidor, em 2019 colheremos os frutos do reforço de trabalho que fizemos.
Tendo em vista nossa estratégia de oferecer os melhores produtos por meio de marcas dedicadas e desenvolvidas, em 2019 continuaremos o nosso trabalho de mostrar ao consumidor a relação custo x benefício na escolha das peças que contemplarão um projeto. Dentro da nossa visão, que pouco a pouco o Brasil retomará o seu ritmo de crescimento, também entendemos que os brasileiros continuarão a pontuar o seu poder de decisão não apenas no preço, mas devem considerar muito mais sustentabilidade e benefícios dos produtos.
Temos projetos para entrar em vigor durante todo o ano visando ampliar a capacidade produtiva de novas linhas de produtos. Para 2019, projetamos um crescimento superior de 5% no faturamento do mercado interno. Para o externo, a Roca Brasil manterá a exportação para todos os países da América Latina, América do Norte, Austrália, onde estimamos um crescimento acima de 10%.
Com um mercado amplo, estruturado e com uma cadeia de consumo consciente, a Roca Brasil continua como uma das mais importantes operações mundiais. Levaremos essa mensagem e nossas novidades para os maiores eventos nacionais, como Expo Revestir e Feicon Batimat, feiras que conversam diretamente com o público de arquitetura e construção, além da Equipotel, onde levaremos a força de nossas marcas para o setor hoteleiro.
Acesse o site www.br.roca.com