Memorial Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil é aberto à visitação após reforma da Casa do Puríssimo Coração de Maria, fundada na década de 1940
Março, 2019 – A Concrejato Engenharia – líder no mercado de recuperação de estruturas e pioneira na combinação de serviços de retrofit e de restauro do patrimônio histórico e arquitetônico – acaba de finalizar a obra de uma edificação histórica transformada em memorial na cidade de Guaratinguetá, no Estado de São Paulo. Foi inaugurado, em cerimônia neste sábado (23/03), o Memorial Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil, antiga Casa do Puríssimo Coração de Maria, que foi fundada em 1944 e faz parte do circuito cultural e religioso do Vale do Paraíba.
A reforma das áreas externa e interna foi entregue após um ano de trabalho, que consistiu na revitalização, modernização e adaptação do local com salas de exposição para acolher a estrutura e o material do novo museu.
“Do lado externo, fizemos o restauro e a pintura da fachada, além da renovação do pátio interno inserindo pisos intertravados com o brasão da irmandade. Internamente, a obra incluiu a adequação e modernização das instalações elétricas, climatização com instalação de ar condicionado e nova acessibilidade do prédio. A ala direita do térreo foi transformada no espaço de visitação do memorial e as salas de reunião e de escritórios foram transferidas para o segundo andar, sendo necessária toda adequação das instalações prediais, incluindo a implantação de um elevador. Foi um trabalho minucioso com a preocupação de preservar a história da casa. Conseguimos manter, por exemplo, as portas originais de madeira com mais de quatro metros de altura”, conta a arquiteta Fernanda Lapo, da Concrejato Engenharia.
Pertencente à Inspetoria Santa Catarina de Sena, a casa foi fundada pelo Monsenhor João Filippo e funcionou inicialmente como um orfanato para meninas. Mais recentemente, vem recebendo um trabalho educativo com crianças e adolescentes. No pátio de entrada, está localizada ainda a Gruta dedicada à Nossa Senhora de Lourdes. Aberto ao público, o novo memorial conta a história da chegada das irmãs salesianas ao Brasil e a cronologia das primeiras casas fundadas, além de apresentar fotos, pinturas, objetos e documentos de época.
O projeto de arquitetura foi elaborado pela arquiteta Regina Sasso, a execução dos projetos complementares foi de responsabilidade da Concrejato Engenharia, a implantação do memorial foi projetada e executada pela Base 7 Projetos Culturais e a iluminação, de responsabilidade da Mingrone Iluminação.
“O trabalho conjunto das equipes trouxe um Memorial inovador com tecnologias e interatividade”, afirma Maria Aparecida Soukef Nasser, diretora de Operações da Concrejato Engenharia.
Fonte: imprensa/Concrejato Engenharia