Agosto, 2019 – A Harmony Stones, inaugurada no início de 2019, tem como objetivo apresentar uma variedade de rochas especiais e exclusivas. No Rio, o espaço, localizado em Botafogo, zona sul carioca, foi cuidadosamente planejado para garantir uma experiência única, rica nos mínimos detalhes.
Comandada profissionais com mais de 20 anos de atuação no setor, a marca estreia na Casa Cor Rio com um espaço próprio, a NAU Harmony Stones, assinada por Duda Porto. Suas pedras também estão presentes em quatro ambientes de destaque: Recepção das Camadas, Estúdio Elã, Restaurante da Baía e CH’Á Bar.
Dados da Associação Brasileira da Indústria de Rochas Ornamentais (ABIROCHAS) apontam que os negócios brasileiros do setor de mármore, nos mercados internos e externos do país, tenham movimentado cerca de US$ 5 bilhões em 2017. “O mercado de mármore no Brasil está em plena expansão, mas ainda oferece pouca variedade. Nós da Harmony Stones percebemos esta lacuna no mercado e apostamos nele. Nosso objetivo é disponibilizar para arquitetos, engenheiros e até clientes finais, produtos de qualidade, com variedades de cores e texturas”, explica Mauricio Fernandes, sócio da marca.
Na recepção, assinada pela Cité Arquitetura, a Harmony Stones é responsável pelo balcão, em gnaisse Harpia. Oriunda de uma pedreira da região de Porciúncula, norte do estado do Rio de Janeiro, é um produto inédito no mercado e exclusividade da Harmony. O nome Harpia, inclusive foi dado por Celso Rayol, fundador da Cité Arquitetura, em homenagem à maior ave de rapina do Brasil, a harpia, hoje em extinção. A empresa também produziu grandes cubos, em Harpia e no também gnaisse nacional Lucerna.
O Quartzito brasileiro, produto com grande variedade de tons e enorme resistência, já é muito reconhecido no mercado internacional, principalmente nos EUA. Ainda pouco explorado no Brasil, aparece em duas versões no Estúdio Elã, da Toca Arquitetura. A bancada e ilha da cozinha são em Quartzito Venon. Já o lavatório e penteadeira são feitos em Quartzito Verde Jadore.
Gisele Taranto, que assina o CH’A Bar, escolheu o mármore vietnamita Branco Dam May para a bancada do banheiro.
No restaurante de Isabela Lucena, os tampos das mesas em Quartzito Red Xangô merecem atenção. Para o piso, a arquiteta optou por um mármore branco nacional especial.
Para finalizar, um espaço para ficar na memória. Esse foi o norte de Duda Porto para o espaço NAU – Harmony Stones. Começando pelo nome, uma homenagem às grandes embarcações que desbravavam os oceanos séculos atrás, na época dos descobrimentos. “O local é histórico. Criei um espaço mais integrado possível, praticamente emoldurando a vista da baía de Guanabara”, explica o arquiteto.
Para isso, o arquiteto utilizou poucos materiais, trazendo versatilidade ao gnaisse Lucerna, uma pedra brasileira que é apresentada em quatro acabamentos: bruto, levigado, escovado e apicoado. Aliada à pedra, uma estrutura metálica flutua, transformando o espaço em um grande living. Espelhos d’água ajudam a delimitar o ambiente, ao lado de um paisagismo que permite o protagonismo da vista.
A analogia com as naus continua com o reencontro de Brasil e Portugal na arquitetura do espaço. Ao lado do Lucerna, chama atenção o mármore luso Ruivina e fundo cinzento escuro que ganha bom polimento e pode ser aplicado tanto no exterior, em acabamentos vários, como no interior, mais decorativo.
“Quis mostrar a grande versatilidade e qualidade das pedras, exaltando o material brasileiro e fazendo uma sutil homenagem aos nossos fundadores. Neste projeto a premissa de que menos é mais realmente funciona. Mas o mais importante, com personalidade e conforto”, conta Duda.
Para o mobiliário, Duda apostou no design clássico, com peças de Sergio Rodrigues, Jader Almeida e Carlos Motta. Nas cores, predominam tons de verde e cinza, bastante integrados ao espaço externo.
No ambiente, pensado em um ponto de encontro de amigos, haverá bate-papos e palestras semanalmente, promovidos pela Harmony Stones. “Estamos muito felizes em conseguir mostrar na Casa Cor as inúmeras possibilidades que as pedras proporcionam na arquitetura e decoração”, completa Mauricio Fernandes, diretor da Harmony Stones.
Harmony Stones
Rua General Polidoro, 288, Botafogo, Rio de Janeiro.
De segunda-feira à sexta-feira, de 9h às 18h. Sábados de 9h às 13h. Estacionamento no local.
Telefone: (21) 3597-7774.
Casa Cor Rio 2019
https://casacor.abril.com.br/mostras/rio-de-janeiro/
20 de agosto a 29 de setembro de 2019
De terça a sábado, das 12h às 21h
Domingo, das 12h às 20h
Av. Rodrigues Alves nº 10 – Praça Mauá, Centro
Fonte: Imprensa/ Harmony Stones