Agosto de 2020 – A missão do seu negócio é tornar as moradias mais dignas e salubres? Com esse mote propositivo, Artemisia e Gerdau abrem as inscrições para a terceira edição do Lab Habitação: Inovação e Moradia, que conta com a parceria do Instituto Vedacit, Tigre e Votorantim Cimentos, além do apoio da CAIXA e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR). O programa de aceleração de curta duração está com as inscrições abertas de 4 a 24 de agosto e vai selecionar até 15 negócios de impacto social que estão endereçando problemas de habitação da população em situação de vulnerabilidade social. A proposta é fortalecer empreendedores que conduzem soluções destinadas a tornar as moradias mais saudáveis, dignas e confortáveis, com potencial de atender milhares de brasileiros.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.artemisia.org.br/labhabitacao/
Para o Lab Habitação: Inovação e Moradia, as organizações realizadoras estão em busca de empreendedores de todo o Brasil, que tenham negócios inovadores, com potencial de gerar impacto positivo e que estejam alinhados aos temas: acesso à moradia de qualidade (foco em qualificar a moradia da população de menor renda com acesso a meios de compra, venda, aluguel, troca); reformas habitacionais (soluções que auxiliem a população de baixa renda a conseguir reformar suas moradias de forma acessível e desburocratizada); água e saneamento (focadas em promover acesso a serviços básicos de saneamento, água potável e coleta de resíduos);empregabilidade na construção civil (soluções que ampliem oportunidades de trabalhadores da construção civil e qualifiquem a mão de obra); inovação na construção civil (soluções que inovem a construção civil, gerando eficiência na produção, desenvolvimento de materiais e métodos produtivos); acesso a microcrédito habitacional (soluções que facilitem o acesso a crédito imobiliário com taxas acessíveis, podendo também auxiliar no pagamento de reformas na moradia); gestão de condomínios de habitação popular (soluções que qualifiquem e otimizem a gestão de condomínios e habitações populares, gerando inserção social e econômica às famílias impactadas); regularização fundiária (soluções que apoiem a regularização de famílias em ocupações irregulares e diminuam custos com burocracias do processo); infraestrutura e melhoria do espaço público (soluções que promovam a qualificação dos espaços públicos no entorno de moradias populares, com propostas de lazer, atividades físicas, benfeitorias); e energia (soluções que visem gerar eficiência energética, consumo consciente, geração distribuída e fontes alternativas de energia).
Em sua terceira edição, o programa traz algumas novidades: passou a ser totalmente online – formato que permite uma maior diversidade regional e responde ao contexto da pandemia da Covid-19 –; foi estendido, tendo agora duração de 12 semanas; as formações serão no final da tarde para melhor encaixe nas agendas dos empreendedores; novos conteúdos associados ao momento atual foram acrescentados à metodologia, sobretudo envolvendo os desafios de sobrevivência do negócio; e houve um aumento do valor do capital semente, que passou a ser de R$ 30 mil para cada um dos três negócios que se destacarem ao longo da aceleração. Além do recurso financeiro, os destaques também terão acesso, por mais três meses após o programa, a uma metodologia intensiva e personalizada com foco no desenvolvimento individual do negócio – um dos grandes diferenciais do ano.
Segundo Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia, o programa – que já apoiou mais de 50 empreendedores – foi idealizado para fortalecer os negócios de impacto por meio de conteúdos práticos, recursos e conexões relevantes para que as iniciativas sejam potencializadas e possam melhorar as condições de moradia de milhares de brasileiros. “Na edição 2020, a jornada será totalmente online e ministrada ao longo de 12 semanas. Para responder ao cenário atual, os conteúdos foram aprimorados para responder aos desafios do momento, o que envolve focar em habilidades empreendedoras e fortalecimento dos negócios. Nesse sentido, o lab trará capacitação sobre como o empreendedor pode identificar os principais desafios do negócio; validar hipóteses; conduzir ações mais assertivas; avaliar os resultados; e definir os próximos passos”, afirma a executiva, acrescentando que os participantes terão acesso a uma curadoria de conhecimento, composto por ferramentas e conteúdos de enfrentamento à crise.
Maure destaca ainda a relevância e urgência da temática: “É urgente lançarmos o olhar para o contingente de pessoas vivendo em condições inadequadas. Empreendedores e empreendedoras de todo o país têm desenvolvido soluções inovadoras e acessíveis, relacionadas aos desafios de moradia que afligem a população mais vulnerável. Iremos apoiar essas iniciativas para que possam se fortalecer e impactar positivamente a vida de muitos brasileiros.”
Para Marcos Faraco, diretor-executivo da Gerdau Aços do Brasil, “negócios de impacto social podem oferecer soluções que colaborem com os temas de habitação para população de baixa renda no país. Buscamos empoderar pessoas e empresas interessadas em transformar o cotidiano da população brasileira.”
Fonte: Artemisia