Dezembro, 2020 – A Disensa, maior rede de franquias no varejo de material de construção da América Latina, vai inaugurar, até janeiro de 2021, dez novas lojas com a bandeira MAX (a partir de 300 m²). São cinco em dezembro e cinco em janeiro, no Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Pernambuco. Com as cinco novas unidades abertas este ano – São João de Meriti, Duque de Caxias e Pedra de Guaratiba (RJ), Casa Nova (BA) e Vitória de Santo Antão (PE) -, a Disensa fecha 2020 com o total de 160 lojas no Brasil. O resultado representa expansão de 30% no número de unidades no país. Pertencente ao grupo franco-suíço LafargeHolcim, líder mundial em materiais de construção, a rede de franquias registrou crescimento médio do faturamento das lojas da ordem de 63,5% este ano.
“Neste primeiro momento, a estratégia foi fazer upgrade de alguns franqueados que já tinham o perfil de loja e maturidade de negócio para ser uma Disensa MAX. Nossa expectativa é aumentar a participação dessas unidades na região e a exposição da marca”, explica o gerente geral da Disensa no Brasil, Henrique Gutterres. Segundo ele, até 2024, o grupo pretende abrir 100 novas lojas com a bandeira MAX no Brasil, fazendo com que a rede de franquias chegue a três mil lojas no total, incluindo os formatos Express, Standard e Casas Disensa. “Em um curto período, as lojas que passaram a operar como Disensa MAX elevaram, em média, o market share de 7% para 10% dentro do raio de atuação”, completou Gutterres.
A Disensa avalia seus franqueados com perfil empreendedor, maturidade de negócio e capital financeiro para que fortaleçam ainda mais suas operações comerciais. As franquias Disensa MAX em geral possuem mais de 300 m² de loja e faturamento acima dos R$ 400 mil por mês.
Para Beatriz Castro Travassos, franqueada Disensa MAX Puma, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, a mudança vai agregar ainda mais valor aos produtos oferecidos. “Tive uma franquia da Disensa por três anos e, em 2020, nosso faturamento cresceu em torno de 40%. Agora, com a bandeira MAX, tenho acesso a outros produtos e promoções e espero alcançar uma fatia maior do mercado. No pouco tempo que fizemos o upgrade, já tivemos retorno positivo dos clientes que perceberam as mudanças, desde o layout da loja até as mercadorias”, comemora a franqueada.
Apoio a franqueados na pandemia
Na pandemia, a Disensa estabeleceu uma série de ações para apoiar os franqueados e garantir resultados positivos no período. A primeira foi assegurar comunicação online efetiva com os lojistas para orienta-los sobre questões jurídicas referentes a decretos municipais e treinamento focados em divulgação das lojas e vendas online.
Já na primeira semana de distanciamento social, a Disensa inaugurou uma nova página de ofertas no site, conectando diretamente os clientes com o WhatsApp das lojas mais próximas. A rede realizou também uma campanha de marketing focada em exaltar os benefícios de contar com o varejo de bairro: entrega rápida e atendimento especializado dos vendedores.
“O desempenho se deve à profissionalização da gestão da loja que oferecemos aos franqueados e também ao aumento do consumo de materiais de construção durante a quarentena, quando muitas pessoas, por passarem mais tempo em casa, realizaram pequenas reformas em suas casas”, explica Gutterres.