Janeiro, 2021 – O Primeiro Ministro inglês Boris Johnson, pediu desculpas para a população do Reino Unido ao decretar a volta do lockdown na Inglaterra, em seus moldes mais restritos desde março do ano passado, o auge da primeira onda da pandemia do Coronavírus.
Essas medidas fecham novamente escolas, lojas, bares, universidades e restringem reuniões entre pessoas e viagens internacionais e nacionais.
Mesmo com o processo de vacinação já tenha iniciado, e alguns grupos já tenham tomado até a 2ª vacina. De acordo com autoridades locais, somente no dia de hoje(05/01), 60 mil pessoas se contaminaram com o vírus. Autoridades inglesas dão como prazo para vacinar toda população até março/21.
Outro país europeu que passou a adotar medidas duras foi a Alemanha. Angela Merkel, autorizou o governo a implementar ações restritivas de circulação de pessoas nas ruas, comércio fechando mais cedo, escolas fechadas, e fronteiras e aeroportos funcionado com restrições;
O impacto social e econômico em toda Europa será negativo e fatal, 2021, não mostra sinais positivos mesmo com aceleração de vacinação em muitos países do continentes.