Indústria de construção da Nigéria deve se recuperar e crescer 3,9% em 2021, diz GlobalData

Maio, 2021 – A indústria de construção da Nigéria diminuiu 7,7% em termos reais em 2020, atingida tanto pelas medidas de contenção quanto pelos transtornos causados ​​pela pandemia COVID-19. A queda acentuada dos preços do petróleo e do gás, que representavam cerca de 65% das receitas do governo, agravou a situação ao reduzir ainda mais o poder de gasto em infraestrutura. No entanto, espera-se que a indústria se recupere em 2021, com uma taxa de crescimento real esperada de 3,9%, impulsionada por uma forte recuperação nos níveis de produção em comparação aos períodos em que as obras não foram permitidas ou foram severamente restringidas em 2020, diz GlobalData, um importante dado e empresa de análise.

O relatório da GlobalData, Construção na Nigéria – Principais tendências e oportunidades para 2025- (Q2-2021) ‘, revela que a indústria de construção do país deve apresentar uma taxa de crescimento média anual de 3,2% em termos reais entre 2022-2025, apoiada pelo plano do governo de investir na infraestrutura e no setor de energia do país. O Projeto de Lei de Apropriação de 2021, apresentado pelo Presidente Buhari à Assembleia Nacional, visa continuar a atingir as metas do Plano de Sustentabilidade Econômica, que fornece um roteiro para a recuperação econômica pós-COVID-19 para a transição do Plano de Recuperação Econômica e Crescimento 2017–2020) para o sucessor do Plano de Desenvolvimento Nacional de Médio Prazo (2021–2025).

Dhananjay Sharma, analista da GlobalData, comenta: “A esperada aprovação da Lei da Indústria do Petróleo (PIB), há muito pendente, pode fornecer um impulso muito necessário para o setor de petróleo e gás da Nigéria, criando assim efeitos multiplicadores em toda a cadeia de construção e na economia nigeriana . A decisão do governo de reduzir os royalties de águas profundas e outros impostos para 5% dos 7,5% anteriores, e aumentar os níveis de produção para 50.000 bpd dos 15.000 bpd anteriores, oferece otimismo em relação às intenções do governo de aprovar a lei. “

Em fevereiro de 2021, o presidente Muhammadu Buhari aprovou o desenvolvimento de uma empresa de infraestrutura, a Infra-Co, com um capital inicial de NGN1 trilhões (US $ 2,7 bilhões) que se concentra principalmente no desenvolvimento de infraestrutura do país. Esta é uma parceria público-privada e o capital inicial virá do banco central, da Autoridade de Investimento Soberana da Nigéria (NSIA) e da Corporação Financeira da África.

Sharma acrescenta: “O foco no PIB é um bom presságio para a economia nigeriana em geral e para o setor de construção, em particular – dados os atrasos na implementação das principais reformas legislativas que agravaram os problemas para o setor, que ainda sofre sob o peso dos cortes de produção da OPEP + e o impacto do COVID-19.

“Os projetos de construção de petróleo e gás da Nigéria têm um valor combinado de US $ 139,6 bilhões, dos quais US $ 88,5 bilhões referem-se a projetos em fase de pré-execução. Se todos os projetos prosseguirem conforme planejado e os gastos forem uniformemente distribuídos ao longo da fase de construção, gastos anuais para 2021 deverá ser de US $ 8,2 bilhões e poderá chegar a US $ 25 bilhões em 2023. “

Fonte:GlobalData

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *