São Paulo, agosto de 2021 – A Casa da Criança do município de Campestre, no sul de Minas Gerais, vai ganhar novos espaços para atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade. A iniciativa e idealização é do Instituto Camargo Corrêa que contou com a parceria da construtora Camargo Corrêa Infra para reformar parte da estrutura da instituição. A CCInfra atua na construção do Lote 18, uma linha de transmissão de energia com canteiro de obras em Campestre.
Com 47 anos de fundação, a Casa da Criança de Campestre é uma entidade filantrópica que atende a crianças de zero a seis anos em período integral durante os dias da semana. Sua principal missão é auxiliar mães e pais que precisam trabalhar, mas não têm onde deixar seus filhos durante o horário do expediente.
“Na pandemia, a educação infantil foi duramente afetada com a interrupção das aulas. A atuação de entidades sociais como a Casa da Criança é fundamental para que as famílias tenham a tranquilidade de trabalhar, fortalecendo o empreendedorismo local, enquanto seus filhos passam o dia aprendendo e se socializando em segurança. A reforma que estamos viabilizando irá proporcionar mais conforto, acolhimento e uma sensação de pertencimento para crianças da região de Campestre”, afirma a diretora executiva do Instituto Camargo Corrêa, Bárbara Matias Bueno de Mattos Galvão.
Mais de 100 crianças atendidas
Hoje, mais de 100 crianças de zero a seis anos são atendidas pela Casa da Criança de Campestre, que são assistidas por uma equipe especializada e de voluntários. As crianças recebem cinco refeições diárias, contam com atendimento psicológico e educacional, além de encaminhamentos para atendimentos médicos.
Atualmente, há mais de 30 crianças na lista de espera aguardando o surgimento de novas vagas na Casa da Criança, que vai poder aumentar sua capacidade de acolhimento com a ampliação das salas de aula. Outro ganho é que a reforma também vai proporcionar aulas de informática para familiares dos alunos, uma vez que hoje o espaço é de uso exclusivo das crianças.
Na avaliação da coordenadora da Casa da Criança, Amanda Silva de Melo, a reforma era um sonho antigo da instituição, que se tornou ainda mais necessária no atual contexto da pandemia. “Há muitos anos tínhamos a necessidade de melhorar nossa estrutura de salas de aula para melhorar o atendimento aos alunos e receber mais crianças da comunidade de Campestre. A parceria com o Instituto Camargo Corrêa e Camargo Corrêa Infra para que esse antigo desejo saísse do papel”, comemora Amanda.
Fonte: Instituto Camargo Corrêa