Setembro, 2021 – Mais de 30 anos atrás, um entroncamento de rodovia na tangente sudeste de Viena, na Áustria, foi construído, mas nunca colocado em operação. Como parte de um programa de reconstrução recente, a última seção da ponte dessa “saída fechada” seria demolida.
Devido a uma estrada elevada abaixo e ao espaço confinado em torno da tangente, a ponte de 550t e 43m de comprimento não poderia ser demolida de forma convencional. A fim de desenvolver uma solução segura, o cliente ASFINAG contatou a Mammoet em um estágio inicial.
A fase de planejamento do projeto teve início doze meses antes de sua execução. Trabalhando em contato contínuo com o cliente, sua fase de levantamento do guindaste tecnicamente complexa foi projetada em detalhes várias vezes até que a solução ideal fosse encontrada. Também foram feitas sugestões para otimizar a configuração do rigging.
Além disso, como o Danúbio costuma estar com a maré baixa em agosto, o transporte do equipamento até o local foi planejado por rodovia como medida de precaução para não comprometer a data de execução prevista. Foram elaboradas cerca de 100 viagens de caminhão, incluindo 20 transportes especiais.
A solução desenvolvida foi levantar a seção da ponte inteira e posicioná-la na lateral da tangente. O trabalho só pôde ser executado em um lado da estrada devido ao entorno congestionado, portanto, apenas um guindaste DEMAG CC 8800-1 pôde ser considerado.
O guindaste sobre esteiras, um dos maiores da Europa, foi configurado para esta aplicação com um comprimento de lança principal de 78 m. A experiente equipe precisou de apenas uma semana para sua ereção.
Durante a execução, uma seção da tangente sudeste – uma rota movimentada em Viena – teve que ser totalmente fechada em ambas as direções. Duas janelas de curto prazo foram planejadas para a obra, a fim de interromper o tráfego o menos possível. Além disso, o guindaste estava localizado no corredor de aproximação do aeroporto, o que tornou necessárias medidas de controle de tráfego aéreo.
“Para o levantamento pesado, era particularmente importante calcular com precisão o centro de gravidade da ponte com antecedência e adaptar com precisão o equipamento de amarração a ele. Nesse caso, uma viga espaçadora especial de 31 m de comprimento para uma carga de 650 t era necessária. O peso do equipamento de amarração sozinho era de 70 t. Um ‘stinger integrado’ instalado no superlift do guindaste sobre esteiras de 1.600 t também permitiu as mudanças rápidas da carga “, relatou Gernot Öder, gerente de projetos de guindaste e transporte, engenharia e gerenciamento de projetos em Mammoet.
Devido ao planejamento preciso, cooperação muito próxima e uma solução inovadora de guindaste sobre esteiras, a Mammoet conseguiu realizar o trabalho com segurança e até mesmo concluí-lo antes do planejado. Após o término das obras, grande parte da área será renaturada como área de lazer local.
Para obter mais informações, visite www.mammoet.com .