Volvo lança e-books sobre saúde mental para motoristas e gestores de frotas

Outubro, 2021 – A busca pelo tema saúde mental no Google Brasil alcançou em 2021 seu maior patamar desde 2006. O Brasil foi o país que mais fez pesquisas sobre ansiedade em todo mundo desde janeiro de 2021 na plataforma. A informação faz parte de reportagem da Folha de São Paulo com pesquisa do Datafolha sobre os impactos da pandemia na saúde mental dos brasileiros. O Datafolha mostra que 44% dos pesquisados relataram algum tipo de transtorno mental após o começo da pandemia. Dados da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho revelam alta de 26% no número de pessoas que pediram afastamento do trabalho por transtornos mentais e comportamentais em 2020 comparado a 2019.

Atento à essa nova realidade, o Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST), lança dois e-books que tratam de saúde mental e emocional e os impactos na segurança viária. Um para motoristas profissionais e o segundo para gestores de frotas.

“O tema da saúde mental e emocional também tem sido foco de atenção no setor de transporte comercial e, mais do que isso, tem exigido de cada um de nós o autocuidado e a busca de ajuda, caso necessário. Sabemos que ainda é um assunto que sofre muito preconceito, muitas vezes por falta de informação”, afirma Anaelse Oliveira, coordenadora do PVST. “Esse cenário impacta diretamente na produtividade das pessoas e empresas. E no setor de transporte comercial, o resultado pode ser mais preocupante: o aumento dos riscos de ocorrência de acidentes viários.”

Temas abrangentes

Com uma linguagem didática, objetiva e divididos em capítulos, os dois e-books tratam de nove temas que têm relação direta com a saúde dos motoristas e meios eficientes dos gestores de frotas abordarem o assunto junto aos seus profissionais. Trazem várias informações e reflexões importantes para ajudar os profissionais a identificarem quando é hora de buscar ou proporcionar ajuda e, neste caso, como pode ser feito da melhor forma possível para que o bem-estar das pessoas seja sempre priorizado, com impactos negativos mitigados. 

Os temas são 1) segurança no trânsito, 2) a saúde do motorista profissional, 3) transtornos mentais mais comuns, 4) medicamentos, 5) álcool e outras drogas, 6) saúde nas relações familiares, 7) saúde nas relações de trabalho, 8) importância do autocuidado e 9) psicólogo ou psiquiatra?

Motoristas profissionais

A abordagem dos temas no e-book para motoristas é informal e direta. Um exemplo é o capítulo sobre os transtornos mentais mais comuns. Para falar de ansiedade e tristeza, a publicação relaciona os dois transtornos com a história e o cotidiano dos motoristas, dando exemplos de como diferenciá-los. E traz em áudio entrevistas com pequenos depoimentos de motoristas profissionais.

Outro exemplo é o capítulo que mostra a diferença entre psicólogo e psiquiatra. O capítulo começa com uma frase, em forma de pergunta, muito comum e que revela o tabu que cerca o tema, principalmente entre os homens: “só quem está louco é que vai no psiquiatra ou psicólogo”? Em seguida, explica que sentimentos e emoções que atrapalham o dia a dia do motorista são indicativos da necessidade de um desses profissionais e elenca como buscar ajuda. Também explica a diferença, a formação e como atuam um psiquiatra e um psicólogo, profissionais fundamentais para orientar sobre as melhores e mais seguras soluções para a saúde e bem-estar emocional. 

Gestores de frotas

O e-book lembra logo no início que ser gestor de frotas “vai muito além de gerir o planejamento, organização e fluxos da frota. Envolve principalmente lidar com as condições do ambiente de trabalho e a segurança dos motoristas profissionais”. A partir daí, com uma abordagem mais técnica, elenca dados, pesquisas e levantamentos para ajudar os gestores na condução do tema saúde mental dentro da empresa e junto aos seus motoristas.  


No capítulo sobre segurança no trânsito, por exemplo, apresenta a Pirâmide de Heinrich, sobrenome do americano Herbert William Heinrich, um dos pioneiros da segurança industrial. A conhecida Lei de Heinrich é um achado empírico. Revela que um acidente com morte num ambiente de trabalho ocorre após 3 mil quase incidentes e 30 mil desvios. Em seguida, cita pesquisa da Volvo que aponta que a principal causa de 90% dos acidentes é o comportamento humano. E então convida à reflexão: “se os problemas na saúde mental e ou emocional fossem detectados no motorista nos diálogos sobre os quase acidentes, poderíamos encaminhá-lo para um profissional de saúde previamente”.

“O objetivo é que o conteúdo desperte ainda mais nos gestores a importância do tema da saúde mental e comportamental no contexto da segurança viária. E mais que isso: a vontade de entender e cuidar cada vez mais das pessoas, o principal instrumento de trabalho de qualquer empresa. E quando falamos em segurança viária e transporte sustentável, o ser humano deve estar sempre no centro de tudo, para fazer acontecer e valer os resultados e ganhos econômicos e de produtividade.”, conclui Anaelse.

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