Novembro, 2021 – O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RJ) realiza semanalmente, até 15 de dezembro, o ciclo de debates A Segurança nas Instalações de Gás Residencial e Comercial – Por que os acidentes fatais continuam? Vidas Importam. O ciclo, iniciado em 29 de setembro, é realizado gratuitamente todas as quartas-feiras por meio dos canais do CREA-RJ na internet. Tem como objetivo informar os profissionais do Sistema CONFEA/CREA e toda a sociedade sobre os riscos e cuidados necessários com as instalações de gás residencial e comercial no estado, incentivando a realização de manutenções, vistorias e inspeções que previnam e evitem a ocorrência de acidentes.
De acordo com Marco Antônio Barbosa, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalurgia (CEEM) do CREA-RJ, milhões de pessoas utilizam diariamente, em casa, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) – o gás de cozinha – e o gás natural encanado. No entanto, a praticidade comum ao nosso dia a dia deixa grande parte da população sem entender que uma instalação incorreta ou problemas de conservação causam acidentes que podem até provocar mortes. “Não podemos permitir que acidentes fatais continuem acontecendo por conta da falta de segurança nestas instalações”, frisou.
O ciclo de debates A Segurança nas Instalações de Gás Residencial e Comercial – Por que os acidentes fatais continuam? Vidas Importam já reuniu representantes de várias entidades, como Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ); Naturgy, fornecedora e operadora de gás no estado; Associação Brasileira de Organismos de Inspeção Acreditados de Sistemas de Gases Combustíveis e Eficiência Energética (ABRAIPE); Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO); e Agência Reguladora de Energia e Saneamento do Estado do Rio de Janeiro (Agenersa), em um grande debate aberto e plural sobre o tema.a.
Nesta quarta-feira, dia 10 de novembro, às 17h, acontece mais um debate pela Web TV do Crea-RJ e pelo site da entidade sobre a segurança nas instalações de gás residencial e comercial. O convidado será a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), órgão responsável por toda a normalização técnica no Brasil. Será mais uma oportunidade para troca de informações sobre o tema e esclarecimento de dúvidas.
“O que realmente queremos com estes debates, que contam com a participação de tantas entidades e instituições envolvidas na questão, é gerar uma grande discussão com a sociedade civil sobre a importância da segurança nas instalações de gás. Queremos e precisamos do cumprimento, de fato, da Lei Estadual nº 6.890/2014, que determina a inspeção periódica das instalações de gás canalizado e de GLP em botijões. Só assim evitaremos mais acidentes e mortes”, finalizou Barbosa.